Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPatias, Tiago Zardin
dc.creatorBrizolla, Rafaela Kauane
dc.date.accessioned2020-10-05T19:03:53Z
dc.date.available2020-10-05T19:03:53Z
dc.date.issued2019-07-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20051
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe constant changes are reflecting in all areas and segments. Innovation and technology are the basis for all this change, especially in the industrial sector. The present work identified challenges and opportunities of the 4.0 industry in SAUR Equipamentos S/A. It presents the main concepts, models and pillars of industry 4.0, which gave theoretical support for the realization of the research. The methodological strategy chosen for the development of this research is the case study, since the intention was to study specifically the situation of SAUR Equipamentos S/A, facing the industry 4.0. It is classified as descriptive and qualitative research, and interviews with seven company managers, participant observation and organizational documents were used as sources of evidence. The collected data were categorized and analyzed through the technique of content analysis. The main findings of this work are that the concept of industry 4.0 is clear within the company, being able to identify the main pillars that are already in progress, such as the internet of things, robotization and simulation, presenting as the main challenges the change cultural adaptation and innovation to remain competitive and opportunities planning, process innovation and technological upgrading. Finally, it is concluded from the need that the strategic level of the organization propose the discussion on this theme, aligning with the strategic planning of the organization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndústria 4.0por
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectManufatura avançadapor
dc.subjectIndustry 4.0eng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectAdvanced manufacturingeng
dc.titleIndústria 4.0 - um estudo de caso na Saur Equipamentos S/Apor
dc.title.alternativeIndustry 4.0 - a case study in Saur Equipamentos S/Aeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoAs constantes mudanças estão refletindo em todas as áreas e segmentos. A inovação e tecnologia são a base para toda essa mudança, principalmente no setor industrial. O presente trabalho identificou desafios e oportunidades da indústria 4.0 na empresa SAUR Equipamentos S/A. Apresenta os principais conceitos, modelos e pilares da indústria 4.0, os quais deram sustentação teórica para a realização da investigação. A estratégia metodológica escolhida para o desenvolvimento desta investigação, é o estudo de caso, pois a intenção foi estudar especificamente a situação da empresa SAUR Equipamentos S/A, diante da indústria 4.0. É classificada como pesquisa descritiva e qualitativa, e foram utilizadas como fontes de evidência as entrevistas realizadas com sete gestores da empresa, observação participante e documentos organizacionais. Os dados coletados foram categorizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. As principais constatações deste trabalho são que o conceito de indústria 4.0 está claro dentro da empresa, podendo-se identificar os principais pilares que já estão em andamento, como a internet das coisas, robotização e simulação, apresentando-se como os principais desafios a mudança cultural e a adaptação as inovações para manter-se competitiva e oportunidades o planejamento, inovação dos processos e atualização tecnológica. Por fim, conclui-se da necessidade que o nível estratégico da organização proponha a discussão sobre esse tema, alinhando com o planejamento estratégico da organização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto