Análise da qualidade nos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul
Resumo
O acirramento da competição e a globalização exigem que as organizações melhorem seu desempenho a respeito da qualidade. As transformações tecnológicas e econômicas impulsionam não só as empresas, mas diversas outras entidades, como, as Universidades Federais a buscarem na qualidade um diferencial. Nas universidades existem três pilares, ensino, pesquisa e extensão, que são considerados grandes virtudes, pois demonstram seu compromisso educacional e social. Os gestores de projetos atentam a modos de satisfazer os clientes e as partes envolvidas no projeto e, uma forma de fazer com que isso ocorra é implantando e adotando parâmetros de gestão da qualidade. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM-CS a partir parâmetros de qualidade. A pesquisa foi realizada seguindo as etapas de levantamento de projetos dos cursos da UFSM-CS (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia de Transportes e Logística e Engenharia Mecânica), convite aos coordenadores de projetos a participarem, aplicação de um questionário semi-estruturado composto por três grupos de questões e tabulação dos resultados. Como resultados, foram identificados 182 projetos no campus de Cachoeira do Sul da UFSM, sendo 102 de pesquisa, 56 de ensino e 24 de extensão, dos quais, 101 estão em andamento e 81 foram concluídos. A pesquisa abrangeu 124 dos 182 projetos, ou seja, foram avaliados 68% dos projetos identificador. Com base nos projetos e gestores participantes da pesquisa, foi possível identificar que os parâmetros considerados pelos gestores mais importantes para o monitoramento e controle da qualidade também são os mais utilizados por eles, sendo esses, “desenvolvimento das capacidades e habilidades da equipe”, “cumprimento do cronograma”, “elaboração de metas estratégicas”, “atendimento as metas estratégicas” e “conformidade com as normas e legislação”. Por fim, a partir do mapeamento realizado, é possível dizer que ainda que alguns parâmetros de qualidade sejam utilizados, outros são desconhecidos, incompreendidos ou até mesmo não são considerados parâmetros para medir qualidade pelos gestores de projetos. Portanto, conclui-se que, há espaço para considerar os parâmetros de qualidade para o monitoramento e controle da qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM-CS.
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