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dc.contributor.advisorMedeiros, Raphael Corrêa
dc.creatorTargino, Ana Paula De Melo
dc.date.accessioned2020-11-26T18:19:58Z
dc.date.available2020-11-26T18:19:58Z
dc.date.issued2020-10-29
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationTARGINO, A.P.M. Revisão bibliográfica: tratamento de efluentes oriundos de mecânicas automotivas. 2020. 129 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20182
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe analysis of the efficiency of the effluent treatment systems from automotive mechanics is important to determine the correct type of treatment to be used, in order to avoid possible contamination to the receiving bodies. Thus, the objective of this work was to evaluate the efficiency of the main types of effluent treatment in automotive mechanics, as well as to make the proper characterization of the raw effluent. The methodology used to carry out this work consisted of a bibliographic review of 5 articles, found in the databases of Scielo (Scientific Electronic Library Online), CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), BDTD (Brazilian Digital Library of Theses) and Dissertations) and Google Escolar. Thus, from the analyzes performed, it was found that the effluents from automotive mechanics have high levels of parameters such as oils and greases, and COD, highlighting the importance of adequate treatment. It was also possible to verify that physical treatments are less efficient, compared to more complete treatments, such as physical-chemical ones. In addition, the biological treatment was discarded due to the low biodegradability that the effluent presents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndustrial effluenteng
dc.subjectWorkshopseng
dc.subjectPhysical-chemical treatmenteng
dc.subjectEfluente industrialpor
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectTratamento físico-químicopor
dc.titleRevisão bibliográfica: tratamento de efluentes oriundos de oficinas automotivaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Ambiental e Sanitáriapor
dc.description.resumoA análise da eficiência dos sistemas de tratamento de efluentes oriundos de mecânicas automotivas é importante para determinar o tipo correto de tratamento a ser utilizado, a fim de evitar possíveis contaminações aos corpos receptores. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência dos principais tipos de tratamento de efluentes em mecânicas automotivas, bem como fazer a devida caracterização do efluente bruto. A metodologia utilizada para realização deste trabalho consistiu na revisão bibliográfica de 5 artigos, encontrados nas bases de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e do Google Scholar. Dessa forma, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que os efluentes oriundos de mecânicas automotivas possuem teores elevados de parâmetros como óleos e graxas, e DQO, evidenciando a importância de um tratamento adequado. Também foi possível constatar que tratamentos físicos possuem uma menor eficiência, comparado a tratamentos mais completos, como os físico-químicos. Além disso, o tratamento biológico foi descartado devido a baixa biodegradabilidade que o efluente apresenta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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