O uso de modalidades tarifárias para redução do impacto causado pelo carregamento de veículos elétricos ao sistema de distribuição
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Data
2019-12-12Autor
Santos, Leonardo Taborda dos
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A crescente necessidade por meios de transporte mais eficientes e a gestão de recursos ambientais representa um importante fator no desenvolvimento tecnológico de diversas áreas. Tal necessidade coloca os Veículos Elétricos (VEs) como uma solução atrativa para o suprimento da demanda por meios de transporte e preservação ambiental no meio urbano. Por conta disso, seja por motivos políticos, ou pela necessidade de tornar grandes centros urbanos menos agressivos ao meio ambiente, muitos países já começaram a realizar incentivos fiscais para promover essa mudança. Nesse contexto, caso haja
uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo, a operação do sistema elétrico de potência (SEP) será comprometida. Para observar se o sistema atual está apto a continuar funcionando de forma adequada, será feita uma análise referente ao aumento de carga ocasionado pela penetração de VEs no sistema de distribuição. Tal abordagem será feita a partir de um aspecto econômico, avaliando a viabilidade do uso de métodos coordenados de carregamento aliados ao uso de uma modalidade tarifária distinta da tarifa convencional, conhecida como tarifa branca. Para
garantir a aplicabilidade dos dados obtidos durante o trabalho, a análise será feita a partir da modelagem de curvas de carga de diferentes unidades consumidoras aptas à mudança de tarifa, em diferentes cenários de carregamento, variando o horário e número de veículos inseridos à rede. Por fim, essa análise tem como objetivo identificar possíveis soluções ao aumento de carga ocasionado pelo uso de VEs, para que seja possível evitar problemas causados pela penetração desses veículos no sistema de distribuição de energia elétrica. Os resultados mostram que o uso da tarifa branca junto ao carregamento coordenado são viáveis na redução do aumento de carga, mas não garantem um desconto ao consumidor, impossibilitando o seu uso para os consumidores analisados. Todavia, tais resultados são
promissores e devem ser considerados para diferentes unidades consumidoras.
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