Mostrar registro simples

dc.creatorCherubim, Daiani Oliveira
dc.date.accessioned2020-12-07T14:05:29Z
dc.date.available2020-12-07T14:05:29Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20211
dc.description.abstractEducational technologies are innovative devices for the teaching-learning process. The use of the musical language facilitates the understanding of the knowledge making the participant educando in this process, being useful in the professional formation. Among the themes, the process of physiology of lactation is highlighted as an important content for clinical practice, since breastfeeding offers numerous benefits for maternal and child health. Thus, we have as a general objective: to construct and validate an educational technology about the physiology of lactation for teaching-learning in professional training in health. As specific objectives: create a composition (letter and melody) about the content of the physiology of lactation and apply it to the validation of experts in the topic of breastfeeding. Method: Methodological study, with a quantitative approach, based on the cyclical movements of the theoretical reference of the Translation of Knowledge. In the first phase was carried out the in-depth reading of literature on the subject. Afterwards, key points about the physiology of lactation were written, to compose the lyrics of the song. As a product of the third phase, the melody of educational technology was developed to be used in didactic activities with undergraduate students. The validation period for content by judges was from September to December 2017. Results: for the validation of content of the educational technology, 18 judges were approved for breastfeeding experts. These were selected on the websites of the International Baby Food Action Network-Brazil and Brazilian consultants registered with the International Board Certified Lactation Consultant. The technology has been validated with the Global Content Validity Index of 0.89. Some suggestions were important for the improvement of the technology. Final Thoughts: Musical Educational Technology can be useful in the teaching-learning process of lactation physiology, making this process pleasurable and meaningful, implying positively the social use of knowledge for the transformation of reality into professional training.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAleitamento maternopor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectTradução do conhecimentopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEstudo de validaçãopor
dc.subjectBreastfeedingeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectKnowledge translationeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectValidation studyeng
dc.titleTecnologia educativa musical para aprendizagem da fisiologia da lactação: tradução do conhecimentopor
dc.title.alternativeMusical educational technology for learning physiology of lactation: knowledge translationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs tecnologias educativas são dispositivos inovadores para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização da linguagem musical facilita a compreensão dos saberes tornando o educando participativo neste processo, sendo útil na formação profissional. Entre os temas destaca-se o processo de fisiologia da lactação como importante conteúdo para a prática clínica, uma vez que o aleitamento materno oferece inúmeros benefícios para a saúde materno-infantil. Dessa forma, tem-se como objetivo geral: construir e validar uma tecnologia educativa acerca da fisiologia da lactação para o ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde. Como objetivos específicos: criar uma composição (letra e melodia) acerca do conteúdo da fisiologia da lactação e aplicá-la à validação de experts no tema aleitamento materno. Método: estudo metodológico, de abordagem quantitativa, conduzido a partir dos movimentos cíclicos do referencial teórico da Tradução do Conhecimento. Na primeira fase foi realizada a leitura aprofundada de literatura sobre o tema. Após, foram elencados pontos-chave acerca da fisiologia da lactação, para compor a letra da música. Como produto da terceira fase, foi desenvolvida a melodia da tecnologia educativa para ser utilizada em atividades didáticas com discentes de graduação. O período da validação de conteúdo por juízes foi de setembro a dezembro de 2017. Resultados: para a validação de conteúdo da tecnologia educativa houve a aprovação de 18 juízes experts em aleitamento materno. Estes foram selecionados nos sites do International Baby Food Action Network-Brasil e consultores brasileiros registrados no International Board Certified Lactation Consultant. A tecnologia foi validada com o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,89. Algumas sugestões foram importantes para o aprimoramento da tecnologia. Considerações Finais: A Tecnologia Educativa Musical pode ser útil no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia da lactação, tornando esse processo prazeroso e significativo, implicando positivamente no uso social do conhecimento para a transformação da realidade na formação profissional.por
dc.contributor.advisor1Paula, Cristiane Cardoso de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247264269439154por
dc.contributor.advisor-co1Padoin, Stela Maris de Mello
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899455553008245por
dc.contributor.referee1Souza, Elizabeth Teixeira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7918572044822843por
dc.contributor.referee2Weinmann, Angela Regina Maciel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151119377173425por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246088235224038por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International