dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Schopf, Eliseu Celestino | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:12:23Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:12:23Z | |
dc.date.issued | 2004-12-09 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20304 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Bacharelado em Ciência da Computação, RS, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | AGENTCHÊ - agente de conversação com linguagem regionalista voltado ao ensino de tópicos de redes de computadores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Ciência da Computação | por |
dc.description.resumo | O uso de um agente de conversação como ferramenta auxiliar na educação é
útil e desejável por vários motivos, como tornar a educação mais eficaz, proporcionar uma
conversa interessante, dar liberdade de diálogo ao aluno e atendê-los em todos os horários e
a partir de todos os locais. A aproximação entre o aluno e o agente é muito influenciada
pelas características similares entre ambos, ou seja, o agente deve se situar no ambiente do
aluno através de suas características familiares.
O objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento de um agente inteligente de
conversação, que utiliza expressões gauchescas, com conhecimento temático na área de
redes.
Para a construção do AGENTCHÊ, foi feito um estudo sobre o
funcionamento e implementação dos agentes, análise do conteúdo de redes em conjunto
com a professora da disciplina e programação das categorias de conhecimento na
linguagem de marcação AIML.
O agente foi avaliado com alunos, sendo validado como ferramenta auxiliar no
aprendizado com: uso de respostas com imagens, links e animações; análise de logs, uso de
memória de conversa, ligação entre conceitos, respostas com tratamento de sinônimos e
estratégias de prosseguimento na conversa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |