dc.contributor.advisor | Rodriguez, Rene Quispe | |
dc.creator | Nágera, Maico Junior Brum | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:15:17Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:15:17Z | |
dc.date.issued | 2020-08-26 | |
dc.date.submitted | 2020-08-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20318 | |
dc.description.abstract | With the intense techno-scientific development experienced in the last decades, currently
there are countless techniques and methods to optimize structures. One of them is parametric optimization,
which has, among other advantages, ease of implementation and adaptability to specific
projects. Structural optimization is a tool that assists the designer in the confiability and guarantee
of good project results, thus becoming an important ally of the engineer in the analysis and
decision-making process. In the present work, the objective is to optimize the weight of tridimensional
frames reticulated structures, which are widely used in structures of mechanical components,
such as chassis, towers, cranes, etc. Another important point when it comes to structural optimization
is regarding the computational routine used. In the present work, the Modified TLBO was
used, a meta-heuristic algorithm that is based on the interaction between students and teachers for
the transmission of knowledge and thus improving the aptitude of the entire project group. The
computational implementation was performed using MatLab textsuperscript textregistered software,
and its verification was done by contrasting the results obtained with those available in the
literature. It is important to emphasize that the work, although it deals with reticulated structures -
which are well disseminated in the literature, models them as a frame, and not a truss, as most of
the time it is done. This opens up the possibility of opposing the distinctions of results, at times
modeling a structure as one, now as another. The results obtained show that, because they consider
flexion and torsion in the elements - efforts hitherto disregarded as a truss, frames are more prone
to failure, therefore requiring a correct dimensioning and, in most cases, resulting in structures with
greater weight. Finally, all the results of verification and authorship are shown and discussed, and
the appropriate conclusions and considerations are made, proving the consistency not only of the
results, but of the entire methodology adopted. In addition, suggestions for future work are made
along the same lines. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Otimização estrutural | por |
dc.subject | TLBO modificado | por |
dc.subject | Pórticos tridimensionais | por |
dc.subject | Structural optimization | eng |
dc.subject | Modified TLBO | eng |
dc.subject | Tridimensional frames | eng |
dc.title | Otimização paramétrica de estruturas reticuladas do tipo pórticos tridimensionais utilizando algoritmo TLBO modificado | por |
dc.title.alternative | Parametric optimization of tridimensional frame structures | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | Com o intenso desenvolvimento tecnocientífico vivido nas últimas décadas, atualmente contase
com inúmeras técnicas e métodos para se otimizar estruturas. Uma delas é a otimização paramétrica,
que apresenta, entre outras vantagens, a facilidade de implementação e a adaptabilidade a
projetos específicos. A otimização estrutural é uma ferramenta que auxilia o projetista na confiabilidade
e garantia de bons resultados do projeto, tornando-se portanto uma importante aliada do
engenheiro no processo de análise e tomada de decisão. No presente trabalho, objetiva-se otimizar
o peso de estruturas reticuladas do tipo pórticos tridimensionais, que são muito utilizadas em
estruturas de componentes mecânicos, como chassis, torres, guindastes, etc. Outro ponto importante
tratando-se de otimização estrutural é quanto à rotina computacional utilizada. No presente
trabalho, foi utilizado o TLBO Modificado, um algoritmo meta-heurístico que baseia-se na interação
entre alunos e professores para a transmissão de conhecimento e melhorar assim a aptidão de
todo o grupo de projeto. A implementação computacional foi feita através do software MatLab®,
e sua verificação foi feita contrastando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura. É
importante ressaltar que o trabalho, embora aborde estruturas reticuladas - que são bem difundidas
na literatura, as modela como pórtico, e não treliça, como a maioria das vezes é feito. Isso abre
a possibilidade de se contrapôr as distinções de resultados em ora modelar uma estrutura como
um, ora como outro. Os resultados obtidos evidenciam que, por considerarem flexão e torção nos
elementos - esforços até então desconsideradas enquanto treliça, pórticos são mais propensos a falhas,
necessitando portanto um correto dimensionamento e, na maioria dos casos, resultando em
estruturas com maior peso. Por fim, todos os resultados, de verificação e autorais, são mostrados
e discutidos, e as devidas conclusões e considerações são feitas, provando a coerência não só dos
resultados, mas de toda a metodologia adotada. Além disso, faz-se sugestões para trabalhos futuros
seguindo a mesma linha deste. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |