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dc.contributor.advisorRodriguez, Rene Quispe
dc.creatorNágera, Maico Junior Brum
dc.date.accessioned2021-02-10T18:15:17Z
dc.date.available2021-02-10T18:15:17Z
dc.date.issued2020-08-26
dc.date.submitted2020-08-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20318
dc.description.abstractWith the intense techno-scientific development experienced in the last decades, currently there are countless techniques and methods to optimize structures. One of them is parametric optimization, which has, among other advantages, ease of implementation and adaptability to specific projects. Structural optimization is a tool that assists the designer in the confiability and guarantee of good project results, thus becoming an important ally of the engineer in the analysis and decision-making process. In the present work, the objective is to optimize the weight of tridimensional frames reticulated structures, which are widely used in structures of mechanical components, such as chassis, towers, cranes, etc. Another important point when it comes to structural optimization is regarding the computational routine used. In the present work, the Modified TLBO was used, a meta-heuristic algorithm that is based on the interaction between students and teachers for the transmission of knowledge and thus improving the aptitude of the entire project group. The computational implementation was performed using MatLab textsuperscript textregistered software, and its verification was done by contrasting the results obtained with those available in the literature. It is important to emphasize that the work, although it deals with reticulated structures - which are well disseminated in the literature, models them as a frame, and not a truss, as most of the time it is done. This opens up the possibility of opposing the distinctions of results, at times modeling a structure as one, now as another. The results obtained show that, because they consider flexion and torsion in the elements - efforts hitherto disregarded as a truss, frames are more prone to failure, therefore requiring a correct dimensioning and, in most cases, resulting in structures with greater weight. Finally, all the results of verification and authorship are shown and discussed, and the appropriate conclusions and considerations are made, proving the consistency not only of the results, but of the entire methodology adopted. In addition, suggestions for future work are made along the same lines.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOtimização estruturalpor
dc.subjectTLBO modificadopor
dc.subjectPórticos tridimensionaispor
dc.subjectStructural optimizationeng
dc.subjectModified TLBOeng
dc.subjectTridimensional frameseng
dc.titleOtimização paramétrica de estruturas reticuladas do tipo pórticos tridimensionais utilizando algoritmo TLBO modificadopor
dc.title.alternativeParametric optimization of tridimensional frame structureseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoCom o intenso desenvolvimento tecnocientífico vivido nas últimas décadas, atualmente contase com inúmeras técnicas e métodos para se otimizar estruturas. Uma delas é a otimização paramétrica, que apresenta, entre outras vantagens, a facilidade de implementação e a adaptabilidade a projetos específicos. A otimização estrutural é uma ferramenta que auxilia o projetista na confiabilidade e garantia de bons resultados do projeto, tornando-se portanto uma importante aliada do engenheiro no processo de análise e tomada de decisão. No presente trabalho, objetiva-se otimizar o peso de estruturas reticuladas do tipo pórticos tridimensionais, que são muito utilizadas em estruturas de componentes mecânicos, como chassis, torres, guindastes, etc. Outro ponto importante tratando-se de otimização estrutural é quanto à rotina computacional utilizada. No presente trabalho, foi utilizado o TLBO Modificado, um algoritmo meta-heurístico que baseia-se na interação entre alunos e professores para a transmissão de conhecimento e melhorar assim a aptidão de todo o grupo de projeto. A implementação computacional foi feita através do software MatLab®, e sua verificação foi feita contrastando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura. É importante ressaltar que o trabalho, embora aborde estruturas reticuladas - que são bem difundidas na literatura, as modela como pórtico, e não treliça, como a maioria das vezes é feito. Isso abre a possibilidade de se contrapôr as distinções de resultados em ora modelar uma estrutura como um, ora como outro. Os resultados obtidos evidenciam que, por considerarem flexão e torção nos elementos - esforços até então desconsideradas enquanto treliça, pórticos são mais propensos a falhas, necessitando portanto um correto dimensionamento e, na maioria dos casos, resultando em estruturas com maior peso. Por fim, todos os resultados, de verificação e autorais, são mostrados e discutidos, e as devidas conclusões e considerações são feitas, provando a coerência não só dos resultados, mas de toda a metodologia adotada. Além disso, faz-se sugestões para trabalhos futuros seguindo a mesma linha deste.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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