dc.contributor.advisor | Buenos, Alexandre Aparecido | |
dc.creator | Seixas, Andrei Righi | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:15:23Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:15:23Z | |
dc.date.issued | 2020-09-11 | |
dc.date.submitted | 2020-09-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20319 | |
dc.description.abstract | The Intelligent Networks Institute (INRI) is an institute linked to the Technology Center (CT) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) that performs many different activities related to networks and energy, has laboratories and facilities that allow from computer simulations to destructive testing of electrical components, developing institutional research and performing services to third parties. One of these services is the testing of electrical transformers, carried out at the Medium Voltage Testing Laboratory. Currently, the institute has only a forklift with a load capacity of 2 (two) tonnes to handle these transformers, which does not meet their demands or guarantee safety to operators. Thus, there is the necessity for equipment that supports higher loads and makes possible to lift the transformers from above the truck body. Among the lifting and moving machines, Gantry Cranes are equipment that allow the movement and lifting of loads without the need of special buildings and still allow the free movement of its structure. The present task comprises an academic study that aims to develop the design of a gantry used to handle electric transformers in the INRI facilities. For the development of the project, a bibliographic review of the topic and a review of current rules are carried out. Moreover, are used a project management methodology composed of the informational, conceptual, preliminary and detailed design phases. The result of the work is a gantry crane design with load capacity of 10 (ten) tonnes that meets the needs raised by INRI. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pórtico rolante | por |
dc.subject | Máquinas de elevação e transporte | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Fabricação | por |
dc.subject | Transformadores | por |
dc.subject | Gantry crane | eng |
dc.subject | Lifting and moving machines | eng |
dc.subject | Design | eng |
dc.subject | Manufacture | eng |
dc.subject | Transformer | eng |
dc.title | Projeto de pórtico rolante para movimentação de transformadores no Instituto de Redes Inteligentes (INRI) | por |
dc.title.alternative | Gantry crane for transformes handling in the Inteligente Networks Institute (INRI) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | O Instituto de Redes Inteligentes (INRI) é um instituto vinculado ao Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que executa diferentes atividades relacionadas a redes e a energia, dispõe de laboratórios e instalações que permitem desde simulações computacionais até ensaios destrutivos de componentes elétricos, desenvolvendo pesquisa institucional e realizando serviços a terceiros. Um destes serviços é o ensaio de transformadores elétricos, realizado no Laboratório de Ensaios de Média Tensão. Atualmente o instituto dispõe somente de uma empilhadeira com capacidade de carga de 2 (duas) toneladas para movimentação destes transformadores, que não atende suas demandas nem garante segurança aos operadores. Desta forma, tem-se a necessidade de um equipamento que suporte cargas mais elevadas e possibilite o içamento dos transformadores de cima da carroceria de caminhões. Dentre as máquinas de elevação e transporte, Pórticos Rolantes são equipamentos que permitem movimentação e elevação de cargas sem necessitar edificações especiais e ainda permitem livre movimentação de sua estrutura. O presente trabalho compreende um estudo acadêmico que tem por objetivo desenvolver o projeto de um pórtico rolante para movimentação de transformadores elétricos nas dependências do INRI, não há responsabilidade técnica dos envolvidos junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para o desenvolvimento do projeto são realizadas a revisão bibliográfica referente ao tópico e a revisão de normas vigentes. Além disso, é utilizada uma metodologia de projeto composta pelas fases de projeto informacional, conceitual, preliminar e detalhado. Como resultado deste trabalho acadêmico, tem-se o projeto de pórtico com capacidade de carga de 10 (dez) toneladas que atenda às necessidades levantadas pelo INRI. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |