dc.contributor.advisor | Rodriguez, Rene Quispe | |
dc.creator | Tibola, Alan | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:16:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:16:05Z | |
dc.date.issued | 2021-01-12 | |
dc.date.submitted | 2021-01-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20323 | |
dc.description.abstract | This document aims to present the methodologies analyzed for the prediction of fatigue failure
of mechanical components applied to a vehicle prototype off-road model baja SAE , as
well as the considerations made for the acquisition of the loading history, which was acquired
on the track. For mechanical components where the decomposition of efforts based on
a purely theoretical basis becomes very complex and dependent on the terrain, as in the
analyzed component, a form for instrumentation and acquisition of the real load history is
presented in this work. Therefore, the determination of the loads was carried out experimentally,
through the instrumentation applied to the component in question. The estimate
presented followed the methodologies described by the bibliography, for the determination
of stresses and prediction of life in fatigue, and can be reapplied to other mechanical components
of the baja SAE prototypes. The fatigue life for the component was estimated at
4, 482.105 cycles, based on the Rain Flow cycle counting methodology, considering the Goodman
criterion for the correction of the mean stress effect.The comparison of the results
of the analytical calculations with the finite element tool showed values in the same order
and magnitude, however the finite element analysis showed more conservative results. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise de fadiga | por |
dc.subject | Extensometria | por |
dc.subject | Elementos finitos | por |
dc.subject | Baja SAE | por |
dc.subject | Fatigue analysis | eng |
dc.subject | Extensometry | eng |
dc.subject | Finite elements | eng |
dc.title | Análise de vida em fadiga com base em histórico de carga experimental aplicada a manga de eixo de um protótipo BAJA SAE | por |
dc.title.alternative | Analysis of life fatigue based on the eperimental load history applied to the stub axle of a BAJA SAE prototype | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | O presente documento destina-se a apresentar as metodologias analisadas para a previsão
de falha por fadiga de componentes mecânicos aplicados a um protótipo veicular
off-road do tipo baja SAE, bem como as considerações realizadas para a aquisição do
histórico de carregamento, que foi adquirido em pista. Para os componentes mecânicos
onde a decomposição dos esforços com base puramente teórica se torna muito complexa e
dependente do terreno, como no componente analisado (manga de eixo dianteira), é apresentado
neste trabalho uma forma para a instrumentação e aquisição do histórico de carga
real. Portanto, a determinação dos carregamentos foi realizada de forma experimental,
através da instrumentação aplicada ao componente em questão. A estimativa apresentada
seguiu as metodologias descritas pela bibliografia, para a determinação das tensões
e predição de vida em fadiga, e pode ser reaplicada a outros componentes mecânicos dos
protótipos baja SAE. A vida em fadiga para o componente foi estimada em 4, 482.105 ciclos,
com base na metodologia de contagem de ciclos Rain Flow, considerando o critério
de Goodman para a correção do efeito da tensão média. A comparação dos resultados dos
cálculos analíticos com a ferramenta de elementos finitos apresentou valores na mesma
ordem e grandeza, porém a análise em elementos finitos apresentou resultados mais conservadores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |