dc.contributor.advisor | Martins, Mario Eduardo Santos | |
dc.creator | Conti, Eider Gomes Conti | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:16:22Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:16:22Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20324 | |
dc.description.abstract | During the increase of the Formula SAE category, a request to consider the vehicle
movement behavior during design process emerged, with the purpose of observe the efforts
input into sprung masses, predict performance parameters and anticipate its attitude into severe
track conditions. Therefore, the present work has the main objective to design a suspension
system considering selection and characterization of the tire, in order to pre-select geometrical
parameters of the system performance and verify, on track conditions, the influences of the
setup variation for damping ratio and tire stiffness. Throughout the predefinition of geometrical
variables, spatial points of double wishbone system were defined to obtain better values of tire
contact with ground, steer travel and car packaging. Subsequently, a computational model with
seven degrees of freedom (full car model) was developed to analyze configurations response
on three critical conditions: transient-state cornering, chicane and slalom. In comparison with
previous car, the new suspension hardpoints allowed small range of curvature radius, more
contact between tire and ground and small forces and moments to steer the front wheels. The
ride analysis enabled observations of the vertical response on the three critical conditions,
conclusions of the correlation between stability and vertical response, characterization of
transient stability index profile, investigations and suggestions of useful setup to each maneuver
and dynamic event into Formula SAE competition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinemática | por |
dc.subject | Full car | eng |
dc.subject | Centro de gravidade | por |
dc.subject | Kinematics | eng |
dc.subject | Center of gravity | eng |
dc.subject | Dinâmica | por |
dc.subject | Dynamic | eng |
dc.title | Projeto de cinemática e análise dinâmica de sistema de suspensão para um protótipo do tipo fórmula SAE | por |
dc.title.alternative | Kinematics development and dynamic analysis of suspension system for a formula SAE prototype | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | Ao longo do crescimento da categoria Fórmula SAE, surge a demanda de que o veículo
em movimento fosse previamente considerado durante sua fase de projetação de modo a
observar os esforços de entrada nas massas suspensas, predizer parâmetros de performance e
antecipar o seu comportamento em suas condições mais severas. Sendo assim, o presente
trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema de suspensão observando a
seleção e caracterização adequada do pneu a ser utilizado de maneira a pré-definir parâmetros
geométricos do sistema e verificar a influência da variabilidade de configuração de
amortecimento e rigidez dos pneus no comportamento de pista. Através da pré definição de
limites para as variáveis geométricas do sistema, os pontos de ancoragem dos braços
independentes duplo-A foram definidos de modo a obter os melhores valores de contato do
pneu com o solo, esterçamento e empacotamento do veículo. Em seguida, um modelo
computacional com sete graus de liberdade (full car) foi desenvolvido para analisar o
desempenho do veículo em três condições críticas: curva em regime transiente, manobra do
tipo chicane e slalom. Em comparativo com o protótipo anterior, os novos pontos de ancoragem
possibilitaram (em rolagem e esterçamento) redução do raio mínimo de curvatura, aumento do
contato do pneu com o solo e menores esforços para esterçamento das rodas. A análise dinâmica
possibilitou observações da resposta vertical nas três condições críticas, conclusões sobre a
correlação entre estabilidade e resposta vertical, caracterização do perfil do índice de
estabilidade transiente, investigações e sugestões sobre a configuração mais favorável para cada
manobra e para cada evento dinâmico | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |