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dc.contributor.advisorMartins, Mario Eduardo Santos
dc.creatorConti, Eider Gomes Conti
dc.date.accessioned2021-02-10T18:16:22Z
dc.date.available2021-02-10T18:16:22Z
dc.date.issued2020-12-10
dc.date.submitted2020-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20324
dc.description.abstractDuring the increase of the Formula SAE category, a request to consider the vehicle movement behavior during design process emerged, with the purpose of observe the efforts input into sprung masses, predict performance parameters and anticipate its attitude into severe track conditions. Therefore, the present work has the main objective to design a suspension system considering selection and characterization of the tire, in order to pre-select geometrical parameters of the system performance and verify, on track conditions, the influences of the setup variation for damping ratio and tire stiffness. Throughout the predefinition of geometrical variables, spatial points of double wishbone system were defined to obtain better values of tire contact with ground, steer travel and car packaging. Subsequently, a computational model with seven degrees of freedom (full car model) was developed to analyze configurations response on three critical conditions: transient-state cornering, chicane and slalom. In comparison with previous car, the new suspension hardpoints allowed small range of curvature radius, more contact between tire and ground and small forces and moments to steer the front wheels. The ride analysis enabled observations of the vertical response on the three critical conditions, conclusions of the correlation between stability and vertical response, characterization of transient stability index profile, investigations and suggestions of useful setup to each maneuver and dynamic event into Formula SAE competition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectFull careng
dc.subjectCentro de gravidadepor
dc.subjectKinematicseng
dc.subjectCenter of gravityeng
dc.subjectDinâmicapor
dc.subjectDynamiceng
dc.titleProjeto de cinemática e análise dinâmica de sistema de suspensão para um protótipo do tipo fórmula SAEpor
dc.title.alternativeKinematics development and dynamic analysis of suspension system for a formula SAE prototypeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoAo longo do crescimento da categoria Fórmula SAE, surge a demanda de que o veículo em movimento fosse previamente considerado durante sua fase de projetação de modo a observar os esforços de entrada nas massas suspensas, predizer parâmetros de performance e antecipar o seu comportamento em suas condições mais severas. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema de suspensão observando a seleção e caracterização adequada do pneu a ser utilizado de maneira a pré-definir parâmetros geométricos do sistema e verificar a influência da variabilidade de configuração de amortecimento e rigidez dos pneus no comportamento de pista. Através da pré definição de limites para as variáveis geométricas do sistema, os pontos de ancoragem dos braços independentes duplo-A foram definidos de modo a obter os melhores valores de contato do pneu com o solo, esterçamento e empacotamento do veículo. Em seguida, um modelo computacional com sete graus de liberdade (full car) foi desenvolvido para analisar o desempenho do veículo em três condições críticas: curva em regime transiente, manobra do tipo chicane e slalom. Em comparativo com o protótipo anterior, os novos pontos de ancoragem possibilitaram (em rolagem e esterçamento) redução do raio mínimo de curvatura, aumento do contato do pneu com o solo e menores esforços para esterçamento das rodas. A análise dinâmica possibilitou observações da resposta vertical nas três condições críticas, conclusões sobre a correlação entre estabilidade e resposta vertical, caracterização do perfil do índice de estabilidade transiente, investigações e sugestões sobre a configuração mais favorável para cada manobra e para cada evento dinâmicopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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