Navegação TCC Ciências da Religião - Licenciatura (EaD) por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-33 of 33
-
Revisitando a intolerância religiosa no ambiente escolar
(2020-12-15)Apesar de ser caracterizado pela pluralidade de crenças religiosas, o Brasil possui uma grande predominância cristã, característica que pode explicar os elevados índices de registros e denúncias de intolerâncias religiosas. ... -
O sujeito contemporâneo frente à realidade existencial e o real sentido da vida
(2020-12-15)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Ciências da Religião, mobiliza muitos questionamentos do autor, sobre a questão do sujeito contemporâneo. Entender tal sujeito tem sido uma busca que inicia ainda na ... -
A disciplina de ensino religioso como veículo atenuante da intolerância religiosa
(2020-12-15)Este artigo aborda a relevância da disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de paz na vida das crianças e jovens. Tem por objetivo geral, refletir sobre a ... -
Revisitando a perspectiva dos professores do ensino religioso em sala de aula
(2020-12-15)Quando percorremos uma jornada de quatro anos em busca do saber e de respostas percebemos uma inquirição ontológica em nosso viver, a reencontramos nos alvores deste curso de Licenciatura em Ciências da Religião e mais uma ... -
A interdisciplinaridade da arte no ensino religioso
(2020-12-15)O objetivo deste estudo é trazer reflexões que transformem os métodos pedagógicos praticados, com a percepção que a arte tem papel importante na realização da inter-relação entre as disciplinas, especialmente ao Ensino ... -
A metodologia aplicada nas aulas de ensino religioso nas escolas estaduais de Quaraí
(2020-12-15)O presente artigo trata sobre a atuação aplicada e utilizada nas aulas de Ensino Religioso nas Escolas Estaduais de Quaraí, tendo como base as respostas fornecidas pelos professores em pesquisa de abordagem qualitativa. A ... -
O ensino religioso na contemporaneidade a busca pelo respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa
(2020-12-20)O fenômeno religioso é uma característica da sociedade e uma vez presente na vida social também alcança o ambiente escolar. Em uma sala de aula é possível se encontrar uma variedade de comportamentos, crenças, ideias e ... -
As contribuições das religiões de matriz africana para a cultura brasileira
(2020-12-20)Apesar do Artigo 5º da Constituição Federal estabelecer como inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais ... -
Diversidade religiosa em sala de aula
(2020-12-20)Embora a população brasileira seja predominantemente cristã, percebe-se também uma pluralidade de crenças religiosas de matrizes diversas. Da mesma forma que essa característica é um traço capaz de viabilizar o respeito à ... -
Ensino religioso no ensino médio: uma análise sobre a importância da laicidade do estado e sua repercussão na disciplina de ensino religioso
(2020-12-20)Apesar de ser um Estado laico, o Brasil instituiu a obrigatoriedade do Ensino Religioso nas escolas públicas de Educação Fundamental. Este estudo tem como tema o ensino religioso no ensino médio, e procura comprovar o ... -
Concepção de cura em diversas religiões no Brasil
(2020-12-28)Enquanto a ciência avança com novas descobertas tecnológicas e teorias revolucionárias, parte da população se volta para o divino em busca de soluções ou respostas para o significado de estar no mundo. Esse fato pode ser ... -
A religião como elemento de integração e apoio social
(2021-01-05)As religiões permitem ao homem se relacionar com o sagrado, ao mesmo tempo que geram uma identificação comunitária e maior compreensão, ajustamento e transformação da realidade em que vive. Com base nesses fatos, o ... -
Ensino religioso nas escolas estaduais de ensino fundamental do RS: objetos de conhecimento e habilidades
(2021-01-15)O Ensino Religioso, reconhecido como parte integrante da formação básica do educando, tem sua posição demarcada no currículo do Ensino Fundamental, seja disciplina ou área do conhecimento, dada sua presença efetiva na Base ...