dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Santos, Carmen Terezinha Mauricio dos | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:09:38Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:09:38Z | |
dc.date.issued | 2020-09-08 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
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dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20336 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | The present study mainly sought to analyze and discuss the pedagogy of teaching and learning of the curricular component of Religious Studies in public institutions of the Elementary Education in the municipality of Santa Maria, as well as investigate what do students and educators of such school level understand about the awakening of spirituality and formation of a
human being. Thus, the objective is to contribute to the fight against violence, intolerance, bullying, and school dropout. Consequently, to collaborate in reducing cases of anxiety and depression developed in the school environment, which affect both students and teachers. Configuring itself like one of the great challenges of contemporary times as it reaches the youngest layer of society. The work was completed through a conversation circle in which each participant has presented their answers, and all of them have participated giving their opinions on the topic, under the teacher’s guidance. We perceive the awareness of the need for care, of
“science with awareness” because the parts are involved in the whole and vice versa. Religious Studies are a space of aesthetic humanization, interdisciplinarity of innovative knowledge, and actions involving ethics and solidarity, which enable the mobilization of skills beyond the consumer society or market needs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Mediação de conflitos | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Religious studies | eng |
dc.subject | Conflict mediation | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.title | Crises do mundo contemporâneo, mediação de conflitos e Ensino Religioso: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental de instituições públicas de educação | por |
dc.title.alternative | Crises of the contemporary world, conflict mediation and religious education: a study with students and teachers from the elementary school of public education institutions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine , RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | O presente estudo busca principalmente analisar e discutir a pedagogia do ensino e da aprendizagem do componente curricular do Ensino Religioso em instituições públicas de Educação Fundamental da área de abrangência da coordenadoria de educação de Santa Maria-RS. Busca também investigar qual o entendimento que educandos e educadores desse nível escolar possuem sobre o papel da matéria no despertar da espiritualidade e formação do ser. Assim, tem-se como objetivo contribuir no combate à violência, a intolerância, ao bullying e o abandono escolar. Consequentemente, colaborar na redução dos casos de ansiedade e depressão desenvolvidos no ambiente escolar, que atingem tanto o quadro discente quanto o docente. Configurando-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade, pois atinge a camada mais jovem da sociedade. A finalização do trabalho foi através de uma roda de conversa em que todos apresentaram suas respostas e participaram com suas opiniões sobre o tema, sob orientação do professor. Percebemos a tomada de consciência da necessidade do cuidado, da “ciência com consciência” pois as partes estão implicadas no todo e vice-versa. O Ensino Religioso é um espaço de humanização estética, interdisciplinaridade de saberes e fazeres éticos e solidários inovadores que propiciam a mobilização das competências para
além da sociedade de consumo ou necessidades do mercado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |