Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCharao, Andrea Schwertner
dc.creatorAraujo, Lucas Roges de
dc.date.accessioned2021-02-25T19:10:30Z
dc.date.available2021-02-25T19:10:30Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20341
dc.description.abstractDespite the large amount of textual data stored digitally, there are several challenges to process it, which reduce its use. With difficulties attached to processing unstructured data, the studies avoid the exploration and extraction of information from these elements, and many times, they leave out these sets of texts, so the focus turns to other data belonging to the same database. This situation happens with the Brazilian educational data, where the microdata, composed of grades of exams and answers of questionnaires, is frequently evaluated. On the other hand, there is a minor quantity of studies that associates these microdata variables with the content that forms this result, which is the textual data from the exams. Despite the difficulties to extract and process this sort of data, there are some advances in this area. These advances include the automatization of question classification, which makes it practical to analyze these data together. Considering these advances and the lack of textual data exploration provided by the agencies responsible for the Brazilian educational system, this study aims to analyze techniques for processing and classifying textual data in the context of ENADE (Brazilian National Student Performance Exam). After selecting algorithms suitable for this purpose, we have evaluated their performance and accuracy, according to the chosen categorization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectClassificação de questõespor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectAprendizado de máquinapor
dc.subjectENADEpor
dc.titleClassificação automática de questões de provas: análise comparativa de algoritmos e aplicação ao Enadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoApesar da grande quantidade de dados textuais armazenada digitalmente, existem diversos desafios para processá-los, que diminuem seu aproveitamento. Com dificuldades ligadas ao processamento de dados não estruturados, os estudos evitam a exploração e extração de informação desses elementos e, muitas vezes, esses conjuntos de texto são deixados de lado, ficando o foco em outros dados pertencentes à mesma base de dados. Uma situação deste tipo ocorre com os dados da educação brasileira, onde os microdados, compostos pelas notas das provas e respostas de questionários, são avaliados com frequência. Por outro lado, há uma quantidade reduzida de trabalhos que associam essas variáveis dos microdados com os conteúdos que formam esse resultado, que são os dados textuais das provas. Apesar das dificuldades para extração e processamento desses dados, já existem alguns avanços nessa área. Esses avanços incluem a automatização da classificação de questões, o que torna mais viável analisar esses dados em conjunto. Considerando esses avanços e a escassez de exploração dos dados textuais fornecidos por órgãos responsáveis pelo sistema educacional brasileiro, o presente trabalho tem o objetivo de analisar técnicas de processamento e classificação de dados textuais e utilizálas no contexto de provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A partir da seleção de algoritmos que se prestam a essa finalidade, buscou-se avaliar seu desempenho e acurácia na classificação das questões, de acordo com a categorização definida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto