Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCharao, Andrea Schwertner
dc.creatorFreitas, Mariano Dorneles de
dc.date.accessioned2021-02-25T19:11:02Z
dc.date.available2021-02-25T19:11:02Z
dc.date.issued2021-02-09
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20343
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractDue to emergency remote education context caused by the new coronavirus pandemic, the virtual learning environments (VLE) became an alternative to classrooms. However, there are reports that demonstrates that these environments are not always the best option and, in some cases, the choice of an environment which students have familiarity is beneficial for the learning process. Considering this, it was explored the oportunity to use Discord, a free and popular communication platform among young people, as a classroom. From an initial experience, it was noticed a lack of some funcionalities usually available in VLEs, which assists the teacher’s job in the plataform’s native environment. This work reports the creation of a bot to learning environments, that assists the teachers in this context, along with a dashboard for a better visualisation of useful information. At the end of the implementation, the bot was put through tests with target audience user’s and data was collected for improvement purposes. The tests indicates that the bot effectivelly accomplished it’s purpose, however, there is space to improvements.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbientes de aprendizagempor
dc.subjectBoteng
dc.subjectDashboardeng
dc.subjectDiscordpor
dc.titleClass services: desenvolvimento de um bot para ambientes de aprendizagem na ferramenta Discordpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoDiante do contexto do ensino remoto emergencial provocado pela pandemia do novo coronavírus, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se tornaram uma alternativa à sala de aula. Entretanto, há relatos que demonstram que estes ambientes nem sempre são a melhor opção e que, em alguns casos, a escolha de um ambiente em que os alunos possuam familiaridade é vantajoso para o processo de aprendizado. Com isso em mente, explorou-se a oportunidade de utilizar Discord, uma plataforma de comunicação popular entre os jovens e gratuita, como ambiente de sala de aula. A partir de uma experiência inicial, notou-se a falta de algumas funcionalidades, presentes em AVAs, que auxiliam o trabalho do professor no ambiente nativo da plataforma. Este trabalho relata a criação de um bot para ambientes de aprendizagem, que auxilia os professores nesse contexto, juntamente com um dashboard para melhor visualização de informações úteis. Ao final da implementação, o bot foi posto a testes com usuários que faziam parte do público-alvo e foram coletados dados para fins de melhorias. Os testes apontaram que o bot cumpriu de forma eficaz sua proposta, entretanto, ainda há espaço para melhorias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto