dc.contributor.advisor | Charao, Andrea Schwertner | |
dc.creator | Freitas, Mariano Dorneles de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:11:02Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:11:02Z | |
dc.date.issued | 2021-02-09 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20343 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Due to emergency remote education context caused by the new coronavirus pandemic, the
virtual learning environments (VLE) became an alternative to classrooms. However, there
are reports that demonstrates that these environments are not always the best option and,
in some cases, the choice of an environment which students have familiarity is beneficial
for the learning process. Considering this, it was explored the oportunity to use Discord,
a free and popular communication platform among young people, as a classroom. From
an initial experience, it was noticed a lack of some funcionalities usually available in VLEs,
which assists the teacher’s job in the plataform’s native environment. This work reports the
creation of a bot to learning environments, that assists the teachers in this context, along
with a dashboard for a better visualisation of useful information. At the end of the implementation,
the bot was put through tests with target audience user’s and data was collected
for improvement purposes. The tests indicates that the bot effectivelly accomplished it’s
purpose, however, there is space to improvements. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem | por |
dc.subject | Bot | eng |
dc.subject | Dashboard | eng |
dc.subject | Discord | por |
dc.title | Class services: desenvolvimento de um bot para ambientes de aprendizagem na ferramenta Discord | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Diante do contexto do ensino remoto emergencial provocado pela pandemia do novo coronavírus,
os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se tornaram uma alternativa à sala
de aula. Entretanto, há relatos que demonstram que estes ambientes nem sempre são
a melhor opção e que, em alguns casos, a escolha de um ambiente em que os alunos
possuam familiaridade é vantajoso para o processo de aprendizado. Com isso em mente,
explorou-se a oportunidade de utilizar Discord, uma plataforma de comunicação popular
entre os jovens e gratuita, como ambiente de sala de aula. A partir de uma experiência
inicial, notou-se a falta de algumas funcionalidades, presentes em AVAs, que auxiliam o
trabalho do professor no ambiente nativo da plataforma. Este trabalho relata a criação de
um bot para ambientes de aprendizagem, que auxilia os professores nesse contexto, juntamente
com um dashboard para melhor visualização de informações úteis. Ao final da
implementação, o bot foi posto a testes com usuários que faziam parte do público-alvo e
foram coletados dados para fins de melhorias. Os testes apontaram que o bot cumpriu de
forma eficaz sua proposta, entretanto, ainda há espaço para melhorias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |