O modelo teaching games for understanding e a praxiologia motriz: sistematização do ensino para compreensão da lógica interna do voleibol
Resumo
O debate teórico sobre a finalidade da Educação Física trouxe avanços consideráveis para a área, principalmente no que se refere aos elementos pedagógicos e às abordagens de ensino. Não obstante, a discussão teórica sobre métodos de ensino não se apresenta de forma densa na materialização dessas concepções em práticas pedagógicas. No que se refere aos métodos de ensino esportivo, o Teaching Games for Understanding (TGfU) tem destaque por ser uma das sistematização pioneiras na proposição de alternativas ao ensino tradicional, indicando o ensino para compreensão do jogo. No que tange a compreensão da lógica interna, a Praxiologia Motriz se mostra como uma teoria que apresenta ferramentas para realizar um mapeamento dessas características da dinamicidade de qualquer prática motriz. Tendo em vista essa dinamicidade, o Voleibol é um esporte coletivo que denota essa característica, demandando tomadas de decisão velozes e específicas em cada situação do jogo. Com esse cenário, essa dissertação objetiva sistematizar os elementos evidenciados pela Praxiologia Motriz sobre o Voleibol para seu processo de ensino-aprendizagem a partir do método Teaching Games for Understanding. Por meio de uma pesquisa teórica, evidenciou-se as características originais e as remodelações do modelo TGfU, bem como apresentou-se as principais ferramentas da Praxiologia Motriz como elementos para análise da lógica interna dos jogos e esportes e delineou-se o trato pedagógico da produção científica sobre o processo de ensino-aprendizagem do Voleibol, elencando os elementos de sua lógica interna. Além disso, realizou-se uma pesquisa de Estado da Arte sobre a produção em língua portuguesa do modelo TGfU, que encontrou nove artigos, dos quais, a grande maioria, apresenta metodologia teórica e com poucas propostas de articulação com outras teorias ou remodelação metodológica e didática do TGfU. Com base no que foi evidenciado na literatura, propôs-se a articulação dos conhecimentos da Praxiologia Motriz com a estrutura metodológica do TGfU, pensando o ensino dos esportes para a compreensão da lógica interna. Considerando os elementos sujeito e ambiente, sistematizaram-se ferramentas para elaboração de estruturas didáticas a partir da lógica interna e das Condicionantes de Pressão, que foram os conhecimentos base para a construção da proposição de ensino do Voleibol a partir da Praxiologia Motriz e do TGfU desenvolvidas nesse estudo. Apresentaram-se exemplos de elaboração de estruturas didáticas a partir de cada possibilidade de intersecção entre a lógica interna e as Condicionantes de Pressão para o processo de ensino-aprendizagem do Voleibol. Por fim, estruturaram-se critérios avaliativos para o ensino do Voleibol, a partir da Analítica-Existencial do Movimento e dos papeis dos jogadores. Esse debate indicou a possibilidade do desenvolvimento de uma nova proposta metodológica, voltada ao ensino para compreensão da lógica interna dos jogos e esportes.
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