Ensino religioso no ensino médio: uma análise sobre a importância da laicidade do estado e sua repercussão na disciplina de ensino religioso
Abstract
Apesar de ser um Estado laico, o Brasil instituiu a obrigatoriedade do Ensino Religioso nas escolas públicas de Educação Fundamental. Este estudo tem como tema o ensino religioso no ensino médio, e procura comprovar o caráter laico da disciplina, diferenciando-a das aulas de religião, avaliando se ela atende o ideal pluralista e inter-religioso definido pelos principais autores envolvidos na implantação da disciplina. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo busca analisar a história do Ensino Religioso no Brasil e no Rio Grande do Sul, discutir a importância da laicidade do Estado e sua repercussão na disciplina de Ensino Religioso e analisar os conteúdos trabalhados e as metodologias empregadas nas aulas de ensino religioso. Ao final do estudo, verificou-se que Ensino Religioso, por meio dos conteúdos desenvolvidos, desencadeará o diálogo como realidade que se estabelece a partir da palavra de diferentes. No Estado do Rio Grande no Sul, os conteúdos do componente curricular de Ensino Religioso são fixados pela escola, de acordo com seu projeto pedagógico, observadas as diretrizes curriculares nacionais e com base em parâmetros curriculares que serão estabelecidos sob a coordenação da Secretaria da Educação. O princípio da laicidade afasta a religião do domínio do Estado e dá a todos os cidadãos o direito ao respeito de ter ou não determinada convicção religiosa, podendo professá-la livremente dentro dos limites da lei. No Ensino Religioso o professor deve ser capaz de acolher os alunos e usas vivências, para que possam deixar de lado todo e qualquer preconceito e possam se dar oportunidade de conhecer o diferente.
Collections
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
Oliveira, Daniele Holzschuh de (2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
Perlin, Patrícia (2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Silva, Jorge Everaldo Pittan da (2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ...