dc.contributor.advisor | Souza, Sandra Elisa Réquia | |
dc.creator | Senador, Carla Adriana Pedrozo | |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T17:31:20Z | |
dc.date.available | 2021-03-03T17:31:20Z | |
dc.date.issued | 2020-12-01 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20368 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | This article aimed to verify the relationship between the pedagogical action of a Religious Education teacher and the role of motivation in the learning of elementary school students. In it, I sought to un-derstand the experiences, perceptions and performance of this teacher, working at a State school in the city of Quaraí / RS, through an autobiographical narrative. Thus, I used the autobiographical ap-proach, as it allowed me to understand, among other things, how much the experience of older teach-ers has helped beginning teachers in the pedagogical posture, since the knowledge derived from the practice, together with the theory, are undeniably necessary for professional development. From this study, I understood that motivation is a constant search and, in education, it has a great interrelation with learning and requires action, behavior and skills to achieve its goals. I also found that the teach-er's disposition is of fundamental importance, so that the class happens actively and with the participa-tion of all, through methodological choices, content and sensitive listening. This means that, in addition to their training, the teacher needs to act with flexibility, creativity and attention to students, enhancing interpersonal relationships. The results showed that the research favored a significant learning in rela-tion to motivation and school performance, since the motivational style of the teacher is fundamental for the involvement of students in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Religious teaching | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Autobiography | eng |
dc.title | O papel da motivação na aprendizagem: a autobiografia de uma professora de ensino religioso | por |
dc.title.alternative | The role of motivation in learning: the autobiography of a religious education teacher | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | O presente artigo teve como objetivo verificar as relações existentes entre o agir pedagógico, de uma professora de Ensino Religioso, e o papel da motivação na aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Nele, eu busquei compreender as experiências, percepções e atuação desta professora, trabalhadora de uma escola Estadual no município de Quaraí/RS, por meio de uma narrativa autobiográfica. Dessa forma, utilizei-me da abordagem autobiográfica, pois ela me permitiu entender, entre outras coisas, o quanto a experiência de professores mais antigos tem auxiliado professores iniciantes na postura pedagógica, visto que os conhecimentos advindos da prática, em conjunto com a teoria, são inegavelmente necessários para o desenvolvimento profissional. A partir deste estudo, compreendi que a motivação é uma busca constante e, na educação, ela tem uma grande inter-relação com a aprendizagem e exige ação, comportamento e habilidades para atingir seus objetivos. Também verifiquei que é de fundamental importância a disposição do professor, para que a aula aconteça de forma ativa e com a participação de todos, por meio das escolhas metodológicas, dos conteúdos e da escuta sensível. Isso significa que, além da sua formação, o professor necessita agir com flexibilidade, criatividade e atenção aos alunos, potencializando as relações interpessoais. Os resultados demonstraram que a pesquisa favoreceu um significativo aprendizado em relação à motivação e ao desempenho escolar, pois o estilo motivacional do professor é fundamental para o envolvimento dos estudantes em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |