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dc.contributor.advisorMendonça Junior, Francisco de Paula Souza
dc.creatorMistrete, Vanessa Menezes
dc.date.accessioned2021-03-03T17:32:04Z
dc.date.available2021-03-03T17:32:04Z
dc.date.issued2020-12-20
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20373
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractAlthough the Brazilian population is predominantly Christian, there is also a plurality of religious beliefs from different backgrounds. In the same way that this characteristic is a trait capable of enabling respect for difference, it is also a catalyst for violence and intolerance. The school cannot remain indifferent to this issue, as religious intolerance exists and is also manifested in school daily life. In this context, this paper aims to reflect and discuss the difficulties faced by teachers and students in relation to religious diversity, seeking solutions so that it becomes possible to make students choose and remain in a training that aims inclusion and respect the difference. Through a bibliographic se-arch, the study seeks to contextualize Religious Education in public schools, its mandatory offer and optional enrollment, reflect on the religious diversity in Brazil and its reflexes in the classroom, and recognize strategies capable of making educating choose and remain in the discipline of religious education, as a discipline that aims at inclusion and respect for difference.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntolerânciapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectRespeitopor
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectRespecteng
dc.subjectIntoleranceeng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleDiversidade religiosa em sala de aulapor
dc.title.alternativeReligious diversity in the classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoEmbora a população brasileira seja predominantemente cristã, percebe-se também uma pluralidade de crenças religiosas de matrizes diversas. Da mesma forma que essa característica é um traço capaz de viabilizar o respeito à diferença, é também catalizador de violência e intolerância. A escola não pode ficar indiferente a essa questão, pois a intolerância religiosa existe e se manifesta também no cotidiano escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir e discutir sobre as dificuldades enfrentadas por professores e alunos em relação à diversidade religiosa, buscando soluções para que se torne possível fazer com que os alunos optem e permaneçam em uma forma-ção que visa a inclusão e o respeito a diferença. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo busca contextualizar o Ensino Religioso nas escolas públicas, sua obrigatoriedade de oferta e matrí-cula facultativa, refletir sobre a diversidade religiosa no Brasil e seus reflexos em sala de aula, e reconhecer estratégias capazes de fazer com que educando opte e permaneça na disciplina de en-sino religioso, como disciplina que visa a inclusão e o respeito à diferença.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Acesso Aberto
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