dc.contributor.advisor | Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de | |
dc.creator | Mistrete, Vanessa Menezes | |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T17:32:04Z | |
dc.date.available | 2021-03-03T17:32:04Z | |
dc.date.issued | 2020-12-20 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20373 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | Although the Brazilian population is predominantly Christian, there is also a plurality of religious beliefs from different backgrounds. In the same way that this characteristic is a trait capable of enabling respect for difference, it is also a catalyst for violence and intolerance. The school cannot remain indifferent to this issue, as religious intolerance exists and is also manifested in school daily life. In this context, this paper aims to reflect and discuss the difficulties faced by teachers and students in relation to religious diversity, seeking solutions so that it becomes possible to make students choose and remain in a training that aims inclusion and respect the difference. Through a bibliographic se-arch, the study seeks to contextualize Religious Education in public schools, its mandatory offer and optional enrollment, reflect on the religious diversity in Brazil and its reflexes in the classroom, and recognize strategies capable of making educating choose and remain in the discipline of religious education, as a discipline that aims at inclusion and respect for difference. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Intolerância | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Respeito | por |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Respect | eng |
dc.subject | Intolerance | eng |
dc.subject | Religious education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Diversidade religiosa em sala de aula | por |
dc.title.alternative | Religious diversity in the classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | Embora a população brasileira seja predominantemente cristã, percebe-se também uma pluralidade de crenças religiosas de matrizes diversas. Da mesma forma que essa característica é um traço capaz de viabilizar o respeito à diferença, é também catalizador de violência e intolerância. A escola não pode ficar indiferente a essa questão, pois a intolerância religiosa existe e se manifesta também no cotidiano escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir e discutir sobre as dificuldades enfrentadas por professores e alunos em relação à diversidade religiosa, buscando soluções para que se torne possível fazer com que os alunos optem e permaneçam em uma forma-ção que visa a inclusão e o respeito a diferença. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo busca contextualizar o Ensino Religioso nas escolas públicas, sua obrigatoriedade de oferta e matrí-cula facultativa, refletir sobre a diversidade religiosa no Brasil e seus reflexos em sala de aula, e reconhecer estratégias capazes de fazer com que educando opte e permaneça na disciplina de en-sino religioso, como disciplina que visa a inclusão e o respeito à diferença. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |