Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de
dc.creatorGarais, Doriane Terezinha da Rosa
dc.date.accessioned2021-03-05T16:57:54Z
dc.date.available2021-03-05T16:57:54Z
dc.date.issued2020-12-20
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20379
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractDespite the 5th Article of the Federal Constitution establishing freedom of conscience and belief as inviolable, the free exercise of religious services being ensured and, in the form of the law, the protection of places of worship and their liturgies, religious intolerance in Brazil it is still present in today's society, making the possibility of overcoming it seems distant. Mainly the religions of Afro-Brazilian origin has been a recurrent target of this type of attitude, which awakens to the need for the formation of new positions in society. An important step towards this change was Law 11.645 / 2008, which made ethnic-racial education in schools mandatory, through the teaching of African and Afro-Brazilian and indigenous history and culture. School training is undoubtedly an essential component for changing this paradigm. In line with the State Curriculum Guidelines for Teaching History, which proposes the formation of “subjects who build meanings for the world, who critically understand the social and historical context of which they are fruits and who, through access to knowledge, are able to a citizen and transformative insertion in society, this study aims to discuss the Afro-descendent religious manifestations and understand some historical origins of its stigmatization process in Brazil. Through bibliographic research, it seeks to understand the participation of Afro-descendent religions in Brazilian culture; discuss the importance of Law 10.639 / 03, which makes mandatory teaching about Afro-Brazilian History and Culture in primary and secondary schools; and address the importance of offering students contact with the culture of people of African descent, focusing on the religious aspect, providing opportunities for deconstruction and disinhibition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectAfrican matrix religionseng
dc.subjectDiscriminationeng
dc.subjectReligiões de matrizes africanaspor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.titleAs contribuições das religiões de matriz africana para a cultura brasileirapor
dc.title.alternativeThe contributions of african matrix religions to brazilian cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoApesar do Artigo 5º da Constituição Federal estabelecer como inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de cultos e as suas liturgias, a intolerância religiosa no Brasil ainda se faz presente na sociedade atual, fazendo parecer distante a possibilidade de sua superação. Principalmente as religiões de matrizes afro-brasileiras, tem sido alvo recorrente deste tipo de atitude, o que desperta para a necessidade de formação de novas posturas na sociedade. Um importante passo para essa mudança foi a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a educação étnico-racial nas escolas, através do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e também indígena. A formação escolar, sem dúvida, é um componente essencial para a mudança deste paradigma. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de História, que propõe a formação de “sujeitos que construam sentidos para o mundo, que compreendam criticamente o contexto social e histórico de que são frutos e que, pelo acesso ao conhecimento, sejam capazes de uma inserção cidadã e transformadora na sociedade, este estudo tem como objetivo discutir as manifestações religiosas afro-descendentes e compreender algumas origens históricas de seu processo de estigmatização no Brasil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, busca compreender a participação das religiões afro-descendentes na cultura brasileira; discutir a importância da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira em estabelecimentos de ensino fundamental e médio; e abordar sobre a importância de oferecer aos alunos um contato com a cultura dos afrodescendentes, enfocando o aspecto religioso, oportunizando momentos de desconstrução e desinibição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto