A liberdade religiosa no contexto escolar atual: busca pela identidade
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Data
2020-12-01Autor
Oliveira, Rosemar dos Santos
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Este artigo partiu da necessidade de buscar respostas para a seguinte pergunta: como se configura a liberdade religiosa nos espaços escolares, em particular as religiões afro-brasileiras? Teve como objetivo refletir sobre a liberdade religiosa no contexto escolar, verificando como a busca pela identidade, no sentido religioso, é compreendido pela escola, em particular, quanto às religiões de matriz africana. De modo mais específico buscou-se: realizar uma breve análise da liberdade religiosa desde os tempos mais remotos, enfocando o contexto de surgimento desse direito na Declaração Universal dos Direitos Humanos; diferenciar Religião e Religiosidade; discorrer sobre o direito à liberdade religiosa, bem como o relacionamento entre as várias religiões e o Estado e verificar como as escolas concebem o ensino das religiões afro-brasileiras, considerando a diversidade religiosa. A justificativa centrou-se na importância da compreensão de como tratar de um tema atual e intrigante para a escola e a sociedade, aliando as experiências pessoais da autora desta produção. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, buscando dados em diferentes fontes, impressos, online e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de formação, bem como literaturas selecionadas durante o curso e que trazem informações relevantes sobre o assunto. Nas considerações finais aponta-se o entendimento de que o estudo das religiões deve permitir o estabelecimento de elementos que garantam o direito à alteridade e à diferença sem destruir o diálogo e a comunhão necessários para reconhecer o outro como essencial para a criação de um novo mundo.
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