Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossatto, Noeli Dutra
dc.creatorErnst, Marion Zaira
dc.date.accessioned2021-03-05T16:58:52Z
dc.date.available2021-03-05T16:58:52Z
dc.date.issued2020-12-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20384
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThis study focuses the role of the symbols in the educational and religious process.The study aimed to analyze the contribuitio os the elements that make up the religious phenomenon, form the narrative, os a Hight School teacher valuing the pluralism and the diversity present in the society. The specific objectives are identifying the meaning of the religious symbols, such as their High School students relationship with the religious experience.. recognizing the diversities there are in the schooland the manner how the students experience them. To this end a research was carried out based on the qualitative and autobiographical approach, because it requires rigor in understanding, because there is a need to expand senses, which doesn't mean rigidity and inflexibility who imagines in the universe os sociala subjects. The information for this research were collected through a narrative interview by a Religious Teaching Discipline Teacher at a school in the country area of Agudo /RS. This research contemplates and experiences objectives and private training as a teacher, because the trajectory of the work told by the teacher revealed knowledge and experiences that are present in the school routine and in the interviewee's life, as well as, contributions to the history of those who fight for a quality public education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectReligious symbolseng
dc.subjectEducational processeng
dc.subjectSímbolos religiosospor
dc.subjectProcesso educacionalpor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.titleO papel dos símbolos no processo educativo e religiosopor
dc.title.alternativeThe role of symbols in the educational and religious processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco o papel dos símbolos no processo educativo e religioso. O estudo teve o objetivo geral de analisar a contribuição dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir da narrativa de uma professora do Ensino Médio, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade. Tem como objetivos específicos identificar os significados dos símbolos religiosos e a sua relação com a vivência religiosa dos alunos no Ensino Médio; reconhecer as diversidades religiosas presentes na escola e como os alunos a vivenciam Para tanto, foi realizada uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa e autobiográfica porque exige ao rigor da compreensão, mas não significa rigidez e inflexibilidade, ao contrário do que imaginamos no universo dos sujeitos sociais, precisamos ampliar nossos sentidos. As informações para essa pesquisa foram coletadas por meio uma entrevista narrativa com uma professora da disciplina do Ensino Religioso de uma escola da zona rural de Agudo/RS. as experiências vivenciadas por mim, nesta pesquisa, contemplaram a meu objetivo e a minha própria formação como professor, pois a trajetória de trabalho narrada pela professora revelou saberes e experiências, presentes no cotidiano escolar e na vida dela, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto