dc.contributor.advisor | Liberalesso, Rita de Cacia Borges | |
dc.creator | Lemos, Viviane Saruba | |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T16:59:02Z | |
dc.date.available | 2021-03-05T16:59:02Z | |
dc.date.issued | 2020-12-15 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20385 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | This article deals with the applied and used performance in Religious Education classes at Quaraí State Schools, based on the answers provided by teachers in a qualitative approach research. From the answers, it was found that the most recurring themes were: Religious Education in Brazil, the formation of the Religious Education teacher, the use of technology as a teaching tool, the approach to everyday issues during classes, diversity religion, the challenges for Religious Education and the inefficiency of traditional classroom models. For that, it is necessary that there is a new methodology, which leaves behind the archaic and traditional model of teaching such discipline. This fact will only be possible with the entry of qualified professionals in the area. For this, bibliographic research with theoretical basis was carried out by authors such as Junqueira, Giumbelli and Morel, among other important voices that discuss and debate this approach, as well as the application and analysis of a questionnaire applied to teachers in the city of Quaraí, the objective of verifying the methodology used in the classroom, through the speech of the teachers themselves. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professor | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Metodologias | por |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Religious education | eng |
dc.subject | Methodologies | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.title | A metodologia aplicada nas aulas de ensino religioso nas escolas estaduais de Quaraí | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata sobre a atuação aplicada e utilizada nas aulas de Ensino Religioso nas Escolas Estaduais de Quaraí, tendo como base as respostas fornecidas pelos professores em pesquisa de abordagem qualitativa. A partir das respostas, verificou-se que os temas mais recorrentes foram: o Ensino Religioso no Brasil, a formação do professor de Ensino Religioso, o uso da tecnologia como ferramenta de ensino, a abordagem de questões do cotidiano durante as aulas, a diversidade religiosa, os desafios para o Ensino Religioso e a ineficiência dos modelos tradicionais de aula. Para tanto, faz-se necessário que haja uma nova metodologia, que deixe para trás o modelo arcaico e tradicional de ensino de tal disciplina. Esse fato só será possível com a entrada de profissionais habilitados na área. Para isso, foi realizada a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico através de autores como Junqueira, Giumbelli e Morel, entre outras importantes vozes que discutem e debatem tal abordagem, bem como a aplicação e análise de questionário aplicado a professores da cidade de Quaraí, com o objetivo de verificar a metodologia utilizada na sala de aula, através da fala dos próprios docentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |