Religião e mídia: um estudo de caso a partir da Rádio Luz e Alegria AM
Resumo
Este trabalho busca analisar como se dá a relação da Igreja Católica com as mídias. Inicialmente, é apresentada uma análise conceitual a respeito de mídia e recursos midiáticos. Entende-se que o termo mídia não se restringe apenas ao seu significado original (meios), mas as mídias têm caráter transformador na sociedade. Em seguida, passa-se para uma retomada histórica da relação da Igreja com a mídia. Houve censura, repreensão, desconfiança, aceitação e, por fim, aprovação e utilização dos meios de comunicação para a evangelização. A partir disso, este estudo especifica a história e relação Igreja-mídia, atentando-se especialmente ao rádio. É apresentada uma retomada da história do rádio, com destaque para o Pe. Landell de Moura. E ainda mais especificamente e regionalmente o trabalho se debruça sobre a história da rádio Luz e Alegria, dando enfoque à figura do Mons.Vítor Battistella, personagem de grande importância para a história de Frederico Westphalen e região, inclusive para as comunicações. Por fim, através de um estudo de caso a partir da rádio Luz e Alegria AM, é realizada uma minuciosa análise da programação dessa emissora, observando como se apresentam as manifestações de religiosidade na programação geral. Os programas exclusivamente religiosos ocupam 10% do tempo de programação semanal. E são poucas as manifestações religiosas dentro de outros programas. Portanto, a partir do caso analisado, percebe-se que há uma relação de proximidade entre Igreja e rádio; contudo, essa relação é tímida e moderada.
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- TCC Jornalismo [71]
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