dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Severo, Camila da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T13:57:34Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T13:57:34Z | |
dc.date.issued | 2020-12-01 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20408 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Ciências da Religião, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | For a long time religious teaching was in a doctrinal way defined by a set of principles that served as a basis, where many teachers carry the marks of this teaching, currently some seek to adapt to a new routine giving space to different manifestations of each religion, if willing to articulate, in the light of the revised theory, the real difficulties. They share knowledge not only about religious life, but also school and professional, considering that both paths cross when we talk about Religion. Thus, this article aims to identify the positive points of religious education in the academic education of pedagogy teachers. Seeking to understand how religious education during the academic education of teachers in early grades contributes not only to their personal, but also to their professional development. Thus, the present article is the main tool for narrative research, and the autobiographical method to support research. It is preliminarily concluded that the path to understand the place and the real meaning applied to Religious education as a component of paramount importance for the curriculum, and also its recognition and acceptance, is generated in a good part of the educator's posture, of his do in the school space in its most varied teaching stages. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação pessoal e profissional | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Religious education | eng |
dc.subject | Personal and professional training | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.title | A contribuição do ensino religioso na formação dos professores de Pedagogia | por |
dc.title.alternative | Ensure respect for religious cultural diversity, without proselytism | eng |
dc.title.alternative | Seeks to problematize prejudiced social representations about the other | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | Durante muito tempo o ensino religioso foi de forma doutrinal definida por um conjunto de princípios que serviam de base, onde muitos professores carregam as marcas deste ensino, atualmente alguns buscam adaptarem-se a uma nova rotina dando espaço a diversas manifestações de cada religião, se dispondo a articular, a luz da teoria revisada, as dificuldades reais. Compartilham conhecimento não apenas sobre a vida religiosa, mas também escolar e profissional, tendo em vista que ambos os caminhos se cruzam quando falamos em Religião. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar os pontos positivos do ensino religioso na formação acadêmica de professores de pedagogia. Buscando entender como o ensino religioso durante a formação acadêmica de professores de series iniciais contribui não apenas para sua formação pessoal, mas também profissional. Desta forma, o presente artigo constitui-se como ferramenta principal a pesquisa narrativa, e o método autobiográfico para fundamentar a pesquisa. Conclui-se preliminarmente que o percurso para o entendimento do lugar e do real significado aplicado ao ensino Religioso como componente de suma importância para a grade curricular, e também seu reconhecimento, aceitação, gera-se em boa parte da postura do educador, do seu fazer no espaço escolar em suas mais variadas etapas de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |