Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerrão, Iara Silva
dc.creatorPereira, Martha Helena Segatto
dc.date.accessioned2021-03-11T13:57:56Z
dc.date.available2021-03-11T13:57:56Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20411
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Ciências da Religião, RS, 2020.por
dc.description.abstractReligious Teaching, recognized as an integral part of the basic education of the student, has its position demarcated in the curriculum of elementary school, whether discipline or area of knowledge, given its effective presence in the National Common Curriculum Base (BNCC). Religious education is responsible for religious, moral, ethical and scientific approaches, without privilege to any belief or conviction, considering the existence of secular philosophies of life, based on the following precepts, arranged in the BNCC. The Curricular Reference Gaucho (2018), which is a guide document for the construction of curricula in schools of different spheres in RS, is engendered with the ten essential macro competencies of BNCC and presents the pedagogical foundations, the characterization of its areas and curricular components, as well as the organizational framework of the curriculum built, containing thematic units, object of knowledge, skills and skills of BNCC , plus the increased skills of the contributions of education professionals in the RS. This study has as main objective to identify these objects of knowledge and skills of the curricular component Religious Education in the State Schools of Elementary School of RS. The RCG is the guide of the knowledge that becomes significant learning rights, not constituting a single structure, allowing the opening to private confessional networks to develop their specificities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObjetos de conhecimentopor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectObjects of knowledgeeng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectReligious teachingeng
dc.titleEnsino religioso nas escolas estaduais de ensino fundamental do RS: objetos de conhecimento e habilidadespor
dc.title.alternativeReligious education in the state schools of elementary school of RS: objects of knowledge and skillseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoO Ensino Religioso, reconhecido como parte integrante da formação básica do educando, tem sua posição demarcada no currículo do Ensino Fundamental, seja disciplina ou área do conhecimento, dada sua presença efetiva na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Compete ao Ensino Religioso abordagens religiosas, morais, éticas e científicas, sem privilégio a nenhuma crença ou convicção, considerando a existência de filosofias seculares de vida, fundamentadas nos seguintes preceitos, dispostos na BNCC. O Referencial Curricular Gaúcho (2018), que é um documento balizador para construção dos currículos nas escolas de diferentes esferas no RS, está engendrado com as dez macrocompetências essenciais da BNCC e apresenta os fundamentos pedagógicos, a caracterização de suas áreas e componentes curriculares, bem como o quadro organizacional do currículo construído, contendo unidades temáticas, objeto do conhecimento, competências e habilidades da BNCC, mais as habilidades acrescidas das contribuições dos profissionais da educação do RS. Esse estudo tem como objetivo principal identificar esses objetos de conhecimento e habilidades do componente curricular Ensino Religioso nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do RS. O RCG é norteador dos saberes que se tornam direitos de aprendizagem significativas, não se constituindo como estrutura única, possibilitando a abertura às redes privadas confessionais a desenvolverem suas especificidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto