dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Luft, Evandro Hahn | |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T11:17:09Z | |
dc.date.available | 2021-03-29T11:17:09Z | |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.date.submitted | 2021-01-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20463 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Teatro. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atuação contemporânea | por |
dc.subject | Comicidade | por |
dc.subject | Teatro pós-dramático | por |
dc.title | A comicidade na estética pós-dramática: uma investigação pelo viés da atuação contemporânea | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro | por |
dc.description.resumo | A presente monografia é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Evandro Hahn Luft do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa discorre sobre investigações fundamentadas no desenvolvimento prático de criação com base na atuação contemporânea a partir de práticas teatrais que englobam as técnicas da comicidade vinculada a aspectos do teatro pós-dramático. Utiliza-se como material de análise para o embasamento da pesquisa a criação do experimento cênico Uma obra Uma pílula Um diário e o desenvolvimento virtual de oficinas teatrais através do projeto Teatro e Comunidade: relações com o patrimônio natural e cultural de Caçapava do Sul. Como base central da pesquisa entende-se os conceitos de Teatro Pós-Dramático a partir dos estudos de Hans-Thies Lehmann (2007), ligando-os a estudos de Daiane Jacobs (2010) a respeito da Atuação Contemporânea junto da Comicidade proposta pelo filósofo Henri Bergson (2004). Diante das investigações realizadas, compreende-se que o uso do teatro autobiográfico junto da criação de personas, podem ser entendidos como as principais estratégias de criação encontradas no desenvolvimento de uma comédia pós-dramática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |