Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorLuft, Evandro Hahn
dc.date.accessioned2021-03-29T11:17:09Z
dc.date.available2021-03-29T11:17:09Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.date.submitted2021-01-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20463
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Teatro.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtuação contemporâneapor
dc.subjectComicidadepor
dc.subjectTeatro pós-dramáticopor
dc.titleA comicidade na estética pós-dramática: uma investigação pelo viés da atuação contemporâneapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatropor
dc.description.resumoA presente monografia é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Evandro Hahn Luft do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa discorre sobre investigações fundamentadas no desenvolvimento prático de criação com base na atuação contemporânea a partir de práticas teatrais que englobam as técnicas da comicidade vinculada a aspectos do teatro pós-dramático. Utiliza-se como material de análise para o embasamento da pesquisa a criação do experimento cênico Uma obra Uma pílula Um diário e o desenvolvimento virtual de oficinas teatrais através do projeto Teatro e Comunidade: relações com o patrimônio natural e cultural de Caçapava do Sul. Como base central da pesquisa entende-se os conceitos de Teatro Pós-Dramático a partir dos estudos de Hans-Thies Lehmann (2007), ligando-os a estudos de Daiane Jacobs (2010) a respeito da Atuação Contemporânea junto da Comicidade proposta pelo filósofo Henri Bergson (2004). Diante das investigações realizadas, compreende-se que o uso do teatro autobiográfico junto da criação de personas, podem ser entendidos como as principais estratégias de criação encontradas no desenvolvimento de uma comédia pós-dramática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto