dc.contributor.advisor | Pereira, Diego de Medeiros | |
dc.creator | Sanches, Maria Jade Pohl | |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T11:17:17Z | |
dc.date.available | 2021-03-29T11:17:17Z | |
dc.date.issued | 2018-11-28 | |
dc.date.submitted | 2018-11-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20464 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Drama | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.title | Entre reinos, planetas e canetinhas: processos de drama com crianças | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro | por |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) explora o Drama como abordagem metodológica
para o ensino do teatro. O objetivo é refletir sobre as semelhanças e diferenças entre o estado
que as crianças experimentam no Drama e aquele que elas vivenciam no recreio escolar. A
pesquisa parte da análise de dois processos de Drama realizados com crianças da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Pe. Gabriel Bolzan. Essas práticas foram desenvolvidas por
meio do Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFSM/2017) e tiveram como colaboradores
acadêmicos do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias – GETIs/CNPq, do Curso de
Licenciatura em Teatro, da UFSM. A metodologia da pesquisa se definiu por meio das
abordagens “Estudo de Caso” e “Pesquisa Ação”, fundamentas em Gil (2002). O referencial
teórico traz autores como Pereira (2015) e Cabral (2006), que abordam diferentes convenções
do Drama, além de Horn e Pereira (2017), que tratam do tema diversidade. Espera-se, com a
reflexão sobre as práticas, ampliar a visão dos professores, tanto da academia quanto das
escolas, assim como dos acadêmicos do curso de Teatro, sobre uma prática diferenciada para
ensinar/fazer teatro para/com crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |