dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Doro, Allan Luidi Valada | |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T11:17:23Z | |
dc.date.available | 2021-03-29T11:17:23Z | |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.date.submitted | 2021-01-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20465 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Teatro | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contato improvisação | por |
dc.subject | Jogos teatrais | por |
dc.subject | Oficina de teatro | por |
dc.title | Entre o contato improvisação e os jogos teatrais: uma análise sobre o entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatro | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria tem como foco compreender o entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatro, o Contato Improvisação (CI) e os jogos teatrais de Augusto Boal. Este estudo teórico parte da análise das oficinas “O corpo como lugar de fala”, que foi desenvolvida no ano de 2019, integrando o Estágio Supervisionado de Docência em Teatro III - Oficina de Teatro do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir de Steve Paxton (1997), Marcia Berselli (2014), Ana Alonso (2012), Fernanda de Carvalho Leite (2005), Augusto Boal (1982/2014), Diego Pizarro (2011), dentre outros autores, busca-se promover um diálogo entre as duas práticas mencionadas, no intuito de reconhecer como ocorreu o entrelaçamento entre elas. São apresentados os modos como os jogos teatrais foram utilizados/inseridos juntamente com a prática do CI e como foi possível explorar as competências advindas do Contato Improvisação a partir dos jogos teatrais de Augusto Boal. Por fim, uma breve análise sobre o papel do professor/facilitador é realizada, levantando questões acerca do reajuste de metodologias e de avaliações na aula de teatro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |