Mostrar registro simples

dc.creatorYamin, Sofia Uberti
dc.date.accessioned2021-04-08T14:23:47Z
dc.date.available2021-04-08T14:23:47Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20503
dc.description.abstractIn Brazil, disciplinary areas such as Chemistry, Engineering and Statistics predominantly publish in English, which implies the need for knowledge about formal and functional conventions required by the social and discursive practices typical of each area. Although research article (RA) has been extensively investigated for teaching purposes in recent decades (SWALES 1990; 2004; MOTTA-ROTH; HENDGES 2010), there is still a need to investigate scientific discourse and academic writing in specific disciplinary areas. In addition, there is a lack of research on the Results and Discussion sections of the experimental research article, since researchers publish to report scientific results and acquire recognition in the field. This study aims to investigate and describe elements of rhetorical organization and features of the discourse in the Results and Discussion / Conclusion sections of the experimental research article of Statistics. For this purpose, this study is based on the theoreticalmethodological perspective of the Critical Genre Analysis (Motta-Roth 2008, Motta-Roth; Heberle 2015), which provides theoretical and methodological tools for textual and contextual analysis. In this study, two representative journals in Statistics and 40 RAs published in English were analyzed in light of the relevant literature and through consultations with an informant from the UFSM Statistics undergraduate program. Textual analysis results reveal that the RA in Statistics does not present the typical organization of experimental papers - IMRD (Swales 1990). After the Introduction section, the information regarding background, methodology and results are presented in different sections with varied titles, which present a recurrent sequence. Results are present in two sections named Simulation Studies and Applications, which start with methodological information. And finally, the Discussion / Conclusion section presents defined titles. The rhetorical organization of the results sections presents a significant emphasis on the movements of procedures and description of the simulation and application scenario since, according to information obtained from informants, the methodology and presentation of statistical models play a very important role in publications in the area's RA. The discussion section, which is sometimes referred to as the conclusion, presents a rhetorical organization similar to that from previous research (Hopkins, Dudley-Evans, 1988, Yang and Allison, 2003). We hope this study can contribute to increase the awareness about the process of reading and writing, contributing to the development of EAP teaching materials, both in this investigated discipline (for the EAP course in Statistics degree at UFSM), and in other disciplinary areas.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtigo acadêmicopor
dc.subjectAnálise crítica de gêneropor
dc.subjectOrganização retóricapor
dc.subjectResearch articleeng
dc.subjectCritical genre analysiseng
dc.subjectRhetorical organizationeng
dc.titleSeções finais em artigos acadêmicos da estatística: uma análise crítica de gêneropor
dc.title.alternativeFinal sections of statistics’ research articles: a critical genre analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo Brasil, áreas disciplinares como Química, Engenharia e Estatística predominantemente publicam em inglês, o que implica a necessidade de conhecimentos sobre questões formais e funcionais exigidas pelas práticas sociais e discursivas típicas de cada área. Embora o artigo acadêmico tenha sido amplamente investigado para fins de ensino nas últimas décadas (SWALES 1990; 2004; MOTTA-ROTH; HENDGES 2010, p.ex.), ainda há uma necessidade de investigar o discurso científico e a escrita acadêmica em áreas disciplinares específicas. Além disso, há uma carência de investigações sobre as seções de Resultados e de Discussão do artigo acadêmico experimental (AAE), uma vez que pesquisadores publicam para relatar resultados de pesquisas e obter reconhecimento na área de estudo. Tendo como uma das motivações da presente pesquisa a disciplina de leitura instrumental em inglês no curso de bacharelado em Estatística na UFSM, este estudo tem como objetivo investigar e descrever elementos de organização retórica e características do discurso das seções de Resultados e de Discussão / Conclusão do AAE da referida área. Para tanto, este estudo tem como base a perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica de Gênero (MEURER 2002; MOTTAROTH 2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE 2015), que fornece ferramentas teóricometodológicas para etapas de análise textual e contextual. Neste estudo, dois periódicos representativos na área da Estatística e 40 AAEs publicados em inglês foram analisados à luz da literatura pertinente e através de consultas com um informante especialista do curso de Estatística da UFSM. Resultados das análises textuais revelam que o AAE na Estatística não apresenta uma organização típica de artigos experimentais – IMRD (SWALES 1990). Após a seção de Introdução, as informações referentes a contextualização, metodologia e resultados são apresentadas em diferentes seções com títulos variados, os quais apresentam uma sequência recorrente. Os resultados estão presentes em duas seções nomeadas Estudos de Simulação e Aplicações, as quais iniciam com informações metodológicas. E por fim, a seção de Discussão/Conclusão apresenta títulos definidos. A organização retórica das seções referentes a resultados apresenta ênfase significativa nos movimentos de procedimentos e de descrição do cenário de simulação e de aplicação visto que, segundo informações oriundas de consultas com informante, a metodologia e apresentação de modelos estatísticos apresentam um papel muito relevante em publicações nos AAEs da área. A seção de discussão, que ora é chamada conclusão, apresenta organização retórica semelhante à de pesquisas prévias (HOPKINS; DUDLEY-EVANS, 1988, YANG; ALLISON, 2003, p.ex.). Esperamos que este estudo possa contribuir para ampliar a conscientização sobre o processo de leitura e de redação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento de material para ensino de EAP, tanto na área disciplinar em questão, para a disciplina de leitura instrumental no curso de Estatística da UFSM, como em outras áreas disciplinares.por
dc.contributor.advisor1Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058747002590961por
dc.contributor.referee1Marcuzzo, Patrícia
dc.contributor.referee2Navarro, Federico
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1340239330659806por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International