dc.creator | Yamin, Sofia Uberti | |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T14:23:47Z | |
dc.date.available | 2021-04-08T14:23:47Z | |
dc.date.issued | 2019-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20503 | |
dc.description.abstract | In Brazil, disciplinary areas such as Chemistry, Engineering and Statistics predominantly
publish in English, which implies the need for knowledge about formal and functional
conventions required by the social and discursive practices typical of each area. Although
research article (RA) has been extensively investigated for teaching purposes in recent
decades (SWALES 1990; 2004; MOTTA-ROTH; HENDGES 2010), there is still a need to
investigate scientific discourse and academic writing in specific disciplinary areas. In addition,
there is a lack of research on the Results and Discussion sections of the experimental research
article, since researchers publish to report scientific results and acquire recognition in the field.
This study aims to investigate and describe elements of rhetorical organization and features
of the discourse in the Results and Discussion / Conclusion sections of the experimental
research article of Statistics. For this purpose, this study is based on the theoreticalmethodological
perspective of the Critical Genre Analysis (Motta-Roth 2008, Motta-Roth;
Heberle 2015), which provides theoretical and methodological tools for textual and contextual
analysis. In this study, two representative journals in Statistics and 40 RAs published in English
were analyzed in light of the relevant literature and through consultations with an informant
from the UFSM Statistics undergraduate program. Textual analysis results reveal that the RA
in Statistics does not present the typical organization of experimental papers - IMRD (Swales
1990). After the Introduction section, the information regarding background, methodology and
results are presented in different sections with varied titles, which present a recurrent
sequence. Results are present in two sections named Simulation Studies and Applications,
which start with methodological information. And finally, the Discussion / Conclusion section
presents defined titles. The rhetorical organization of the results sections presents a significant
emphasis on the movements of procedures and description of the simulation and application
scenario since, according to information obtained from informants, the methodology and
presentation of statistical models play a very important role in publications in the area's RA.
The discussion section, which is sometimes referred to as the conclusion, presents a rhetorical
organization similar to that from previous research (Hopkins, Dudley-Evans, 1988, Yang and
Allison, 2003). We hope this study can contribute to increase the awareness about the process
of reading and writing, contributing to the development of EAP teaching materials, both in this
investigated discipline (for the EAP course in Statistics degree at UFSM), and in other disciplinary areas. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Artigo acadêmico | por |
dc.subject | Análise crítica de gênero | por |
dc.subject | Organização retórica | por |
dc.subject | Research article | eng |
dc.subject | Critical genre analysis | eng |
dc.subject | Rhetorical organization | eng |
dc.title | Seções finais em artigos acadêmicos da estatística: uma análise crítica de gênero | por |
dc.title.alternative | Final sections of statistics’ research articles: a critical genre analysis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No Brasil, áreas disciplinares como Química, Engenharia e Estatística predominantemente
publicam em inglês, o que implica a necessidade de conhecimentos sobre questões formais
e funcionais exigidas pelas práticas sociais e discursivas típicas de cada área. Embora o artigo
acadêmico tenha sido amplamente investigado para fins de ensino nas últimas décadas
(SWALES 1990; 2004; MOTTA-ROTH; HENDGES 2010, p.ex.), ainda há uma necessidade
de investigar o discurso científico e a escrita acadêmica em áreas disciplinares específicas.
Além disso, há uma carência de investigações sobre as seções de Resultados e de Discussão
do artigo acadêmico experimental (AAE), uma vez que pesquisadores publicam para relatar
resultados de pesquisas e obter reconhecimento na área de estudo. Tendo como uma das
motivações da presente pesquisa a disciplina de leitura instrumental em inglês no curso de
bacharelado em Estatística na UFSM, este estudo tem como objetivo investigar e descrever
elementos de organização retórica e características do discurso das seções de Resultados e
de Discussão / Conclusão do AAE da referida área. Para tanto, este estudo tem como base a
perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica de Gênero (MEURER 2002; MOTTAROTH
2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE 2015), que fornece ferramentas teóricometodológicas
para etapas de análise textual e contextual. Neste estudo, dois periódicos
representativos na área da Estatística e 40 AAEs publicados em inglês foram analisados à luz
da literatura pertinente e através de consultas com um informante especialista do curso de
Estatística da UFSM. Resultados das análises textuais revelam que o AAE na Estatística não
apresenta uma organização típica de artigos experimentais – IMRD (SWALES 1990). Após a
seção de Introdução, as informações referentes a contextualização, metodologia e resultados
são apresentadas em diferentes seções com títulos variados, os quais apresentam uma
sequência recorrente. Os resultados estão presentes em duas seções nomeadas Estudos de
Simulação e Aplicações, as quais iniciam com informações metodológicas. E por fim, a seção
de Discussão/Conclusão apresenta títulos definidos. A organização retórica das seções
referentes a resultados apresenta ênfase significativa nos movimentos de procedimentos e de
descrição do cenário de simulação e de aplicação visto que, segundo informações oriundas
de consultas com informante, a metodologia e apresentação de modelos estatísticos
apresentam um papel muito relevante em publicações nos AAEs da área. A seção de
discussão, que ora é chamada conclusão, apresenta organização retórica semelhante à de
pesquisas prévias (HOPKINS; DUDLEY-EVANS, 1988, YANG; ALLISON, 2003, p.ex.).
Esperamos que este estudo possa contribuir para ampliar a conscientização sobre o processo
de leitura e de redação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento de material para
ensino de EAP, tanto na área disciplinar em questão, para a disciplina de leitura instrumental
no curso de Estatística da UFSM, como em outras áreas disciplinares. | por |
dc.contributor.advisor1 | Hendges, Graciela Rabuske | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058747002590961 | por |
dc.contributor.referee1 | Marcuzzo, Patrícia | |
dc.contributor.referee2 | Navarro, Federico | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1340239330659806 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |