A formação de profissionais no cuidado terapêutico de sujeitos com lesões neurológicas
View/ Open
Date
2016-07-22Primeiro membro da banca
Keske-Soares, Marcia
Segundo membro da banca
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Analisar a formação em Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia
proporcionada por Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Sul do Brasil referente aos
cuidados prestados a sujeitos com lesão neurológica. Materiais e Métodos: Estudo transversal,
de natureza analítico- descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados de julho a setembro de
2015, por meio de um questionário eletrônico (e-mail) composto por questões abertas e fechadas.
Os questionários foram enviados por e-mail às coordenações dos referidos cursos, aos conselhos
profissionais Crefito e Crefono da região do Sul do Brasil, solicitando envio aos estudantes e aos
profissionais, respectivamente. As questões voltadas aos estudantes abordaram: sexo, idade,
graduação, semestre atual, conteúdo abordado nas disciplinas de Neurologia, participação em
projetos de pesquisa, extensão e avaliação da contribuição das disciplinas de Neurologia para sua
formação. Aos egressos, abordaram: sexo, idade, ano de formação, graduação, realização de
monografia de conclusão, local atual de trabalho, faixa etária com que trabalha, diagnósticos
neurológicos que trabalha(ou), o que faz ou faria no caso de um atendimento a afásicos, modos
de atualização em Neurologia, contribuição das disciplinas de Neurologia na graduação e trabalho
em equipe multiprofissional. Os dados estão apresentados em média, desvio-padrão (DP),
números absolutos e percentuais. O teste Qui-quadrado foi utilizado para verificar associação
entre variáveis. Resultados: Participaram 75 estudantes e 125 egressos dos cursos de Terapia
Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia do Sul do Brasil. Os resultados são apresentados e
discutidos em dois artigos. O primeiro, “Formação em Neurologia nos cursos de reabilitação: um
estudo comparativo”, objetivou analisar a formação em Neurologia proporcionada nos cursos de
Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia da região Sul do Brasil. Dos 75 participantes,
25 eram da Terapia Ocupacional, 11 da Fisioterapia e 39 da Fonoaudiologia. Houve
predominância do sexo feminino (90,6%), média de idade 23,2 (± 5,9); o sexto semestre foi mais
frequente. O curso de Fonoaudiologia foi o que ofertou mais disciplinas em Neurologia. A
participação de estudantes em projetos de pesquisa foi baixa; o curso de Fisioterapia foi o que
apresentou maior incidência em projetos de extensão e maior índice de satisfação quanto à
contribuição das disciplinas de Neurologia. O segundo, “A Formação de Egressos de Terapia
Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia antes e após a implementação das Diretrizes
Curriculares Nacionais: um estudo comparativo”, teve como objetivo comparar aspectos da
formação em Neurologia de egressos formados até o ano de 2005 e posteriores a 2006 dos cursos
de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia de IES do Sul do Brasil. Os resultados
demonstraram diminuição da oferta de disciplinas em Neurologia, após a implementação das
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e da formação e atuação dos egressos junto a sujeitos
com lesão neurológica. Conclusão: O estudo proporcionou reconhecimento da preparação,
anterior e atual, de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos do Sul do Brasil,
sugerindo retrocesso da formação em Neurologia, maior índice de especialização das profissões
e, consequentemente, fragmentação do cuidado, contrariando as DCN dos referidos cursos.
Collections
The following license files are associated with this item: