O jogo tradicional nas aulas de Educação Física no ensino médio: experiências pedagógicas
Visualizar/ Abrir
Data
2018-09-13Primeiro membro da banca
Sagrillo, Daniele Rorato
Segundo membro da banca
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata dos Jogos Tradicionais como manifestação lúdica expressa culturalmente e
historicamente, relacionados ao Ensino Médio da Educação Básica. Objetiva analisar as
experiências pedagógicas desenvolvidas com os Jogos Tradicionais como conteúdo do
componente curricular Educação Física no Ensino Médio. Mais especificamente, visa realizar
experiências pedagógicas com o Jogo Tradicional no Ensino Médio e compreender a
concepção dos alunos e da professora regente da turma, a partir da experiência pedagógica
com Jogos Tradicionais na Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa foi realizada em uma
escola Estadual do Município de Jaguari, interior do Rio Grande do Sul, com turmas do 1°,2°
e 3° anos do Ensino Médio, através de uma pesquisa participante, com coleta de dados a partir
de diário de campo, entrevista com a professora da turma e grupo focal com os alunos. Após
coleta de dados foi realizado transcrição e analise dos mesmos. Identificamos por meio da
pesquisa bibliográfica e de campo que os Jogos Tradicionais ainda são poucos utilizados
como conteúdo da EFE principalmente no ensino médio, cuja predominância são os esportes.
Não obstante, a pesquisa demonstrou a possibilidade efetiva de desenvolvê-los na EFE no
Ensino Médio, como novos conteúdos, evidenciando que os Jogos Tradicionais promovem o
conhecimento, a cooperação, a união entre os colegas, além de despertar alegria, risos, e
vontade de Jogar mais e de novo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: