Mostrar registro simples

dc.creatorRosado, Isadora Mayer
dc.date.accessioned2021-04-22T11:32:38Z
dc.date.available2021-04-22T11:32:38Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20666
dc.description.abstractObjective: To verify the effects of speech therapy using ultrasound biofeedback (US) in a proposal for the intervention of children with speech sound disorders (SSD) that perform the fricatives anteriorization repair strategy. Methodology: The sample was consisted of four children with SSD whom performed this repair strategy and were aged between seven years and nine years and six months old, this age at the beginning of the therapeutic process. All of them underwent general and ultrasonographic speech evaluations, the last one (ultrasonographic) being performed also at different moments of the therapy, as well as the evaluation of the phonology system. The study was proposed by a model formed in periods. Each period contained five sessions, four of which were for therapy with US biofeedback and one for revaluation. Thus, the child performed an initial pre-therapy evaluation, and an evaluation at each end of period. Also, an evaluation was performed 45 days after the end of treatment, in order to verify the occurrence of acquisition, generalization and retention. The first period was devoted to the treatment of sound // in Medial Onset (OM), and the second period for the treatment of // also in OM. From the soundings at the end of the periods 1 (FP1) and 2 (FP2) it was observed whether there had been acquisition or generalization of the sounds worked for the initial onset position (OI) and untrained words in session. If this had not occurred, a period should be performed to stimulate the target sound in the position in which had difficulty to generalize. Results: Only two treatment periods were performed, and all participants performed the acquired sounds, // and // in OM, with generalization for untrained words, and also the acquisition of these sounds in the position of OI. In the retention evaluation, it was verified that the treatment presented satisfactory results for the majority of the participants, being observed that three of the four participants were able to learn the language gestures that were taught to them. Conclusion: The proposed therapy model with ultrasound biofeedback was beneficial for most children, favoring the acquisition, generalization and retention of the treated sounds.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUltrassonografia de línguapor
dc.subjectTerapiapor
dc.subjectDistúrbios dos sons da falapor
dc.subjectFricativaspor
dc.subjectUltrasonographyeng
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectSpeech sound disorderseng
dc.subjectFricativeseng
dc.titleTerapia de fala com uso de ultrassonografia em casos de anteriorização de fricativaspor
dc.title.alternativeSpeech therapy using ultrasonography in cases of fricatives anteriorizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoObjetivo: Verificar os efeitos da terapia de fala utilizando o biofeedback da ultrassonografia (USG) em proposta de intervenção de crianças com distúrbio dos sons da fala (DSF) que realizavam a estratégia de reparo de anteriorização de fricativas. Metodologia: A amostra foi composta por quatro crianças com DSF que realizavam anteriorização de fricativa e tinham idades entre sete anos e nove anos e seis meses no início do processo terapêutico. Todas realizaram avaliações fonoaudiológica gerais e de US, sendo esta última realizada também nos diferentes momentos terapêuticos, assim como a avaliação do sistema fonológico. O estudo propôs um modelo de terapia formado por períodos. Cada período continha cinco sessões, sendo quatro destinadas à terapia propriamente dita com biofeedback US e uma destinada à reavaliação. Assim, a criança realizava uma avaliação inicial pré-terapia, uma avaliação a cada final de período. Também, foi realizada uma avaliação após 45 dias do término do tratamento, no intuito de verificar a ocorrência da aquisição, generalização e retenção. O primeiro período foi destinado ao tratamento do som // em Onset Medial (OM), e o segundo período para o tratamento do // também em OM. A partir das sondagens ao final dos períodos 1 (FP1) e 2 (FP2) foi observado se havia ocorrido aquisição ou generalização dos sons trabalhados para a posição de onset inicial (OI) e palavras não treinadas em sessão. Caso esta não tivesse ocorrido, deveria ser realizado um período para estimulação do som alvo na posição em que teve dificuldade de generalizar. Resultados: Foram realizados apenas dois períodos de tratamento, sendo observado que todos os participantes realizaram a aquisição dos sons trabalhados, // e // em OM, com generalização para palavras não-treinadas, e também a aquisição destes sons na posição de OI. Na avaliação da retenção, verificou-se que o tratamento apresentou resultados satisfatórios para a maioria dos participantes, sendo observado que três dos quatro participantes conseguiram aprender os gestos de língua que lhe foram ensinados. Conclusão: O modelo de terapia proposto com o biofeedback ultrassonográfico foi benéfico para a maioria das crianças, favorecendo a aquisição, generalização e retenção dos sons tratados.por
dc.contributor.advisor1Keske-Soares, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307por
dc.contributor.advisor-co1Barberena, Luciana da Silva
dc.contributor.advisor-co1LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee1Mota, Helena Bolli
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Melo, Roberta Michelon
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612152937076098por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International