dc.creator | Silva, Aline de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-05-03T19:24:33Z | |
dc.date.available | 2021-05-03T19:24:33Z | |
dc.date.issued | 2014-06-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20763 | |
dc.description.abstract | The sustainability of concrete structures is fundamental in search for sustainability
in construction sector, since this material composed most of Brazilian works. Therefore,
it is necessary information about environmental and economic performance of product to
define the best strategy for each project. As from life cycle and costing assessment it is
possible search and quantify the cost and environmental impact from each life cycle stage,
cradle-to-grave, providing base to compare different products with the same function.
This research used these tools to know the performance of a reinforced concrete column,
cradle-to-gate, with two characteristic compressive strength, 30 and 50 MPa, and different
concrete mixes, composed of three types of Portland cements: pozzolanic-compound (CP
II-Z), pozzolanic (CP IV) and high early strength (CP V-ARI). It was concluded the
strength level has more influence on the sustainability than the cement type, for the three
studied ones. Furthermore, when considering each singly environmental parameter it was
find that there was no best choice of pillar. When considering the integration of all
parameters analyzed, the best alternative was CP-IV cement type and 50 MPa
characteristic strength level. The unitary compressive strength analysis, per MPa,
demonstrated 64% mean decrease for the cost and total environmental impact, when the
characteristic strength increased from 30 MPa to 50 MPa. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Concreto | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Análise do ciclo de vida | por |
dc.subject | Unidade funcional | por |
dc.subject | Custo do ciclo de vida | por |
dc.subject | Concrete | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Life cycle assessment | eng |
dc.subject | Life cycle costing assessment | eng |
dc.subject | Functional unit | eng |
dc.title | Estudo comparativo de ciclo de vida e custo de pilar com diferentes traços de concreto | por |
dc.title.alternative | comparative study of the life cycle and cost of colunm with diferent concrete mixtures | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A sustentabilidade das estruturas de concreto é fundamental na busca pela
sustentabilidade no setor da construção civil, pois esse material está presente na maioria
das obras brasileiras. Portanto, é necessário obter informações quanto ao desempenho
dos produtos frente as suas modificações ao meio ambiente e nos aspectos econômicos,
para definição da melhor estratégia para cada projeto. Através da análise do ciclo de vida
(ACV) e custo do ciclo de vida (CCV) é possível mapear e quantificar os custos e
impactos ambientais de cada etapa do ciclo de vida dos produtos, do berço ao túmulo,
fornecendo embasamento para comparação de produtos de mesma função. A presente
pesquisa utilizou essas ferramentas para traçar o desempenho de um pilar de concreto
armado, do berço ao portão, dimensionado para dois níveis de resistência à compressão,
30 e 50 MPa, para traços com diferentes tipos de cimento Portland: composto (CP II-Z),
pozolânico (CP IV) e de alta resistência inicial (CP V-ARI). Concluiu-se que o nível de
resistência exerceu maior influência na sustentabilidade do pilar do que o tipo de cimento
estudado. Além disso, ao considerar-se individualmente cada parâmetro ambiental
verificou-se que não existem evidências sobre a melhor opção de pilar de concreto. Ao
considerar-se a integração de todos os parâmetros analisados a melhor alternativa foi a do
cimento tipo CP IV e nível de resistência característica de 50 MPa. As análises por
unidade de resistência à compressão, por MPa, evidenciaram decréscimo médio de 64%
no custo e impacto ambiental total quando o fck subiu de 30MPa para 50MPa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Isaia, Geraldo Cechella | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8260652949733370 | por |
dc.contributor.referee1 | Passuello, Ana Carolina Badalotti | |
dc.contributor.referee2 | Gastaldini, Antônio Luiz Guerra | |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |