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dc.creatorSilva, Diozer Dalmolin da
dc.date.accessioned2021-05-05T11:54:06Z
dc.date.available2021-05-05T11:54:06Z
dc.date.issued2018-08-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20778
dc.description.abstractIn soccer, it is possible to notice that players must be able to act tactically and consciously in the face of the problem situations that the game presents and that this implies good cognitive, motor and perceptive conditions. The soccer player, to get a good performance, should be able to perceive all relevant information of the situation in order to properly decide which the correct motor gesture to perform. Therefore, the study shows two perceptive-motor abilities important for soccer, Reaction Time (TR) and Peripheral Vision (PV). In this way, the research aimed to analyze the effects of a proposal of intervention in the VP and in the TR on the tactical / technical performance in the soccer modality, in youth teams and school practitioners. To achieve the stated objectives, the study had two main focuses. One of them concerns the structuring process of the intervention program, it was established the contextualization on the subject within the context of the variables studied, along with that the organization of the intervention program. As a second focus, we analyzed the effects that the intervention program had after its application in individuals. Thus, 28 subjects in the age range of 15 to 16 years old were divided into two groups, an Experimental Group (EG) consisting of 16 soccer practitioners from Sociedade Esportiva Novo Horizonte’s youth team from Santa Maria -RS and school football practitioners from the José Otão High School, also from the same city; a Control Group (CG), made up of 12 subjects from the same institutions. Pre-tests were performed in the groups to measure the TR and VP through the software of the Vienna Test, the performance of the individuals in soccer technical situations was also measured through the Mor-Christian Test Protocol, after which it was carried out a training program with GE only. Finally, a new application of the tests (post-test) were done in both groups to verify and compare the evolutions of the investigated individuals. All descriptive and comparative analyzes were performed using SPSS version 20.0 for Windows, adopting a significance level of 5%. The results showed that the intervention program was effective for improving perceptual-motor skills and for performance skills in soccer.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVisão periféricapor
dc.subjectTempo de reaçãopor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectPeripheral visioneng
dc.subjectReaction timeeng
dc.subjectFootballeng
dc.subjectInterventioneng
dc.titleEfeitos de uma intervenção na visão periférica e no tempo de reação sobre o desempenho tático/técnico de praticantes de futebolpor
dc.title.alternativeEffects of an intervention program on peripheral vision and reaction time on soccer practitionerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo futebol, é possível notar que os jogadores devem estar habilitados a agir taticamente e de maneira consciente frente às situações problema que o jogo apresenta e que isto implica condições cognitivas, motoras e perceptivas. O jogador de futebol, para obter desempenho, deve ser capaz de perceber todas informações relevantes da situação, a fim de decidir qual o gesto motor a executar. Diante disso, o estudo destaca duas capacidades perceptivo-motoras importantes para o futebol, o Tempo de Reação (TR) e a Visão Periférica (VP). Desta maneira, a pesquisa objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção na VP e no TR sobre o desempenho tático/técnico na modalidade futebol, em praticantes de categorias de base e escolares. Para alcançar os objetivos estipulados, o estudo teve dois focos principais. Um deles diz respeito ao processo de estruturação do programa de intervenção, no qual se estabeleceu a contextualização sobre o assunto dentro do contexto das variáveis estudadas, junto a isso a organização do programa de intervenção. Como um segundo foco, foi analisado os efeitos que o programa de intervenção teve após a sua aplicação nos indivíduos. Assim, participaram do estudo 28 sujeitos na faixa etária de 15 a 16 anos, divididos em dois grupos, um Grupo Experimental (GE) constituído por 16 praticantes de futebol das categorias de base da Sociedade Esportiva Novo Horizonte da cidade de Santa Maria –RS e escolares praticantes de futebol da Escola de Ensino Médio Irmão José Otão também da mesma cidade; um Grupo Controle (GC), constituído por 12 sujeitos das mesmas instituições. Foram realizados pré-testes nos grupos para mensurar o TR e VP através do software do Teste de Viena, também foi mensurado o desempenho das habilidades técnicas dos indivíduos no futebol através do Protocolo de Teste de Mor-Christian, após isso realizou-se um programa de treinamentos somente com o GE. Por fim, uma nova aplicação dos testes (pós-teste), foram feitas nos dois grupos para verificar e comparar as evoluções dos indivíduos investigados. Todas as análises descritivas e comparativas foram realizadas utilizando o programa SPSS versão 20.0 para Windows, adotando um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que o programa de intervenção foi eficaz para a melhora das capacidades perceptivo-motoras e para as habilidades de desempenho no futebol.por
dc.contributor.advisor1Corazza, Sara Teresinha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3820760544357387por
dc.contributor.advisor-co1Matheus, Silvana Correa
dc.contributor.advisor-co1LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee1Corrêa, Umberto Cesar
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Pranke, Gabriel Ivan
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086459087454321por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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