dc.creator | Basso, Fabiola de Cássia Reghelin | |
dc.date.accessioned | 2021-05-05T12:23:52Z | |
dc.date.available | 2021-05-05T12:23:52Z | |
dc.date.issued | 2018-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20779 | |
dc.description.abstract | This Master’s Dissertation aimed at investigation how Brazilian higher education professors
perceive students’ university adaptation. Two studies were conducted. In the absence of studies
published on university adaptation from the professors' standpoint, we carried out a literature
review on university adaptation in general. An integrative review on journal articles published
in Portuguese was carried out about the process of university adaptation, adjustment, and
integration. Seventeen studies were part of the final sample for further analysis, published
between 2006 and 2016, selected from databases ScIELO, PePSIC and LILACS. The selection
criteria demanded the paper to be a scientific article, written in Portuguese, and published in a
peer-reviewed journal. The analyses showed university professors exert important influences
on students’ academic adjustment, more specifically as to theoretical knowledge and
educational, motivational, and interpersonal skills. Openness to dialogue and dedication to
students’ academic adaptation and professional education are fundamental dispositions for
professors to help students in their academic adaptation. The second study investigated how
university professors perceive students’ academic adaptation to higher education. We
interviewed 16 professors, men and women, aged between 34 and 69 years old, from different
knowledge areas. Teaching experience ranged from two and a half to 39 years. The qualitative
analysis conducted on data was by descriptive coding and categorization in groups of codes
similar in meaning. Two sets of results yielded from the analysis: professors’ perceptions of
students’ academic adaptation, and professors’ suggestions on how they may help students
succeed in academic adaptation. The most significant contents derived from the analyses on the
teachers' perceptions of what influence students' academic adaptation were: students'
interpersonal relationships; teachers' behavior towards students' adaptation; and students'
behavior towards their academic adaptation. One of the main roads to take for the future is to
prepare students for the transition from high school to university and prepare professors to deal
with students' academic adaptation challenges. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Adaptação acadêmica | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Discentes | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Academic adaptation | eng |
dc.subject | Professors | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Percepções de professores universitários sobre seu papel na adaptação de alunos ao ensino superior | por |
dc.title.alternative | University professor’s perceptions of their role in students` adjustment to higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve como objetivo investigar as percepções de professores do Ensino Superior
(ES) sobre o processo de adaptação dos estudantes à universidade. Foram desenvolvidos dois
estudos para alcançar esse objetivo. Na ausência de artigos publicados sobre adaptação à
universidade a partir do ponto de vista dos professores, conduziu-se uma revisão de literatura
sobre o tema mais amplo da adaptação à universidade. Uma revisão integrativa de artigos
publicados em língua portuguesa foi conduzida sobre o processo de adaptação, ajustamento e
integração à universidade. Dezessete estudos compuseram a amostra final para análise
detalhada, publicados entre 2006 e 2016, obtidos das bases de dados ScIELO, PePSIC e
LILACS. Os critérios de inclusão foram ser artigo científico, escrito em português e de
periódico revisado por pares. As análises mostraram que os docentes universitários exercem
importante influência sobre a adaptação acadêmica dos estudantes, mais especificamente em
seu domínio teórico e habilidades didáticas, motivacionais e interpessoais. Abertura ao diálogo
e dedicação à adaptação acadêmica e formação dos estudantes são disposições fundamentais
para o docente auxiliar na adaptação acadêmica dos alunos. O segundo estudo buscou conhecer
as percepções dos professores sobre o processo de adaptação dos estudantes ao ES. Foram
entrevistados 16 docentes de diferentes cursos superiores, de ambos os sexos, com idade entre
34 e 69 anos. A experiência docente variou de 2 anos e meio a 39 anos. A análise qualitativa
realizada sobre os dados foi por codificação descritiva e categorização dos códigos em
agrupamentos semelhantes em sentido. Dois conjuntos de resultados foram obtidos da análise:
as percepções dos docentes sobre a adaptação acadêmica dos alunos, e as sugestões dos
docentes sobre como o professor universitário pode auxiliar os alunos a ter sucesso na
adaptação. Os conteúdos mais significativos derivados da análise das percepções dos docentes
sobre o que influencia a adaptação acadêmica do aluno foram: relacionamentos interpessoais
dos alunos, comportamentos do docente frente à adaptação do aluno, e o comportamento do
aluno frente a sua própria adaptação acadêmica. Um dos caminhos de destaque para adotar para
futuros estudos é melhor preparar os estudantes para a transição do ensino médio para a
universidade, e melhor preparar os docentes universitários para lidar com os desafios da
adaptação acadêmica dos alunos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Ana Cristina Garcia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485625659677820 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Luciana Karine | |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Clarissa Tochetto de | |
dc.contributor.referee2 | Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7195529575877634 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |