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dc.creatorLopes, Victor De Carli
dc.date.accessioned2021-05-05T20:54:28Z
dc.date.available2021-05-05T20:54:28Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20783
dc.description.abstractMid-twentieth-century Africa had been fertile ground for an ambitious intellectual production. The domino effect of political independencies has brought a uncertainty atmosphere concerning the direction the continent would take, opening the way for the circularity of ideas that tensed the struggle for independence and future projections backed by African perspectives with the obstacles imposed by the colonization and neocolonialism. In this sense, the present dissertation analysis the role of the intellectuality of Kwame Nkrumah in this conjuncture, a representative choice given his notoriety in gaining independence in sub-Saharan Africa in Ghana (1957) and becoming its first Head of State. The author's philosophy will be analyzed through the concepts of African liberation, Pan-Africanism, neocolonialism and socialism, concepts which he was one of the main advocate and one of the most successful philosophers in reframing and fixing this contents. More than a mere epiphenomenon of his temporality, Nkrumah's utterances influenced the reality around him. From the analysis of his context, his texts and the author, this essay addresses the need to understand how the concepts appropriate by the Ghanaian author were related to his context. Thus, it is a constitutive part of this paper the effort to understand colonization and its consequences, the conceptualization of intellectuality and its epistemicide implications on the peripheral thinking and the construction of an interpretation that allows the author's concepts to be analyzed in his own words, using his own words and his main writings, Africa Must Unite and Neocolonialism, and others that allow the creation of a textual corpus. Finally, this work sums up to so many others stimulated by Brazilian Law 10,639/03 related by the production of content that discuss and value for the Afro-Brazilian and African history and culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectKwame Nkrumahpor
dc.subjectPan-africanismopor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectNeocolonialismopor
dc.subjectPan-Africanismeng
dc.subjectAfricaeng
dc.subjectNeocolonialismeng
dc.titleAs vozes que recriaram as Áfricas: a intelectualidade de Kwame Nkrumahpor
dc.title.alternativeThe voices that recreated the Africas: the intellectuality of Kwame Nkrumaheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA África da metade do século XX fora terreno fértil para uma ambiciosa produção intelectual. O efeito dominó das independências políticas inaugurara ares de incerteza quanto aos rumos que o continente tomaria abrindo espaço para a circularidade de ideias que tensionavam a luta por independência e projeções de futuro lastreadas em perspectivas africanas com os entraves impostos pela colonização e o neocolonialismo. Nesse sentido, a presente dissertação analisa o papel da intelectualidade de Kwame Nrumah nessa conjuntura, escolha representativa dada a sua notoriedade ao conquistar, de maneira inédita na África subsaariana, a independência de Gana (1957) e se tornar seu primeiro Chefe de Estado. A análise da filosofia do autor se dará por meio dos conceitos libertação africana, pan-africanismo, neocolonialismo e socialismo, conceitos que ele foi um dos principais defensores e um dos filósofos mais exitosos em ressignificar e fixar seus conteúdos. Mais do que um mero epifenômeno da sua temporalidade, os enunciados de Nkrumah influenciavam sobremaneira a realidade a sua volta. A partir da análise de seu contexto, de seu texto e do autor, esse trabalho se direciona na necessidade de compreender de que maneira os conceitos apropriados pelo autor ganês se relacionavam com seu contexto. Assim sendo, é parte constitutiva desse trabalho o esforço para compreender a colonização e seus desdobramentos, a conceituação de intelectualidade e suas implicações epistemicídas no pensar periférico e a construção de uma interpretação que permita analisar os conceitos do autor por suas próprias palavras, usando para tal seus principais livros, África Deve Unir-se e Neocolonialismo, e outros que permitam a criação de um corpus textual. Por fim, esse trabalho se soma a tantos outros impulsionados pela Lei 10.639/03 no que tange a produção de conteúdos que tratem e valorizem a história e cultura afro-brasileira e africana.por
dc.contributor.advisor1Armani, Carlos Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3735821554238929por
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Oliveira da
dc.contributor.referee2Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1087061551545903por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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