Linguagem de crianças com Síndrome de Down: relação com histórico clínico e adaptação parental ao filho
Abstract
Esta dissertação teve como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem a partir da avaliação fonoaudiológica de crianças com síndrome de Down e sua relação com o tipo de abordagem terapêutica e com a adaptação parental à deficiência do filho. Tratou-se de uma pesquisa transversal do tipo quantitativa, com análise descritiva e estatística dos dados. Participaram da pesquisa 29 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos e suas mães, avaliados em três instituições clínicas que atendem essa população em Santa Maria e região. Na coleta de dados foi realizada avaliação de linguagem por meio do teste Avaliação do Desenvolvimento de Linguagem (ADL) com as crianças, por meio do qual identificou-se a idade linguística de cada criança. Os pais responderam à Escala Parental de Adaptação à Deficiência do Filho (EPAD). Dados sóciodemográficos e das terapias realizadas pelas crianças também foram obtidos junto aos pais e prontuários das instituições. Quanto ao tipo de terapia, classificou-se como instrumental as abordagens comportamentais com foco exclusivo no domínio gramatical por meio de estratégias de tipo estímulo-resposta-reforço, e intervenção estrutural as que abordavam o domínio gramatical em cenas enunciativas com valorização do diálogo durante o brincar. Os resultados demonstraram não haver uma correlação estatística entre o tipo de terapia e a adaptação parental ou mesmo entre o desenvolvimento linguístico infantil e a adaptação parental. Evidenciaram, no entanto, correlação estatística entre o tempo de terapia fonoaudiológica e a idade linguística. Observou-se que não havia trabalho terapêutico sobre a adaptação parental em função da ausência de suporte psicológico. A terapia que poderia impactar sobre esse processo se centrada na família, também não esteve presente no grupo investigado. Esse fato evidenciou que os pais realizam adaptação parental à deficiência do filho a partir de suas possibilidades individuais, sem o devido suporte das equipes. A ausência de diferença entre os dois tipos de abordagens terapêuticas encontradas, estrutural centrada na criança com inserção da família na sessão e instrumental centrada na criança sem participação da família, demonstrou que os dois tipos de abordagem são efetivos do ponto de vista gramatical no desenvolvimento linguístico das crianças.
Collections
The following license files are associated with this item: