dc.creator | Oliveira, Janio Davila de | |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T19:34:37Z | |
dc.date.available | 2021-05-10T19:34:37Z | |
dc.date.issued | 2019-03-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20827 | |
dc.description.abstract | This research presents a analysis of the novels Estorvo (1991), Benjamin (1995) and
Budapeste (2002), from brazilian writer and composer Chico Buarque de Hollanda,
with the objective of verifying similarities and differences between these workd and
the aesthetic proposed by Alain Robbe-Grillet in his book of essays Pour un noveau
roman (For a new novel, 1969). In this sense, the research intends to analyse some
categories that have been object of reflection by Robbe-Grillet, main exponent of the
french movement, and perceived in the works of Chico Buarque. As a theorical basis,
besides the already mentioned one by Robbe-Grillet, we will use, mainly, the works
of Roland Barthes (2014), Marc Augé (1994), Leyla Perrone-Moisés (1966), Robert
Stam (1981), among others. The research consists of four parts: in the first one, we’ll
create a panorama of the Noveau Roman and of the contemporary brazilian prose for
contextualization purposes. Then we will try to understand the representation of the
individual the works of both authors. In the next chapter we will analyse the
similarities between the two authors regarding the visual aspect of their narratives.
Finnaly,the aproximations regarding the self-referential will be verified. From the
results obtained, we understand that the work of Chico Buarque creates a
redetermination of the elements already found in the workd of Robbe-Grillet, in a way
to stabilish intertextual dialogues, updating them for a new contexto of production.
This elements can be observed in the representation of the individual in a world
where men lost all his certainties, differentiating itself from the bourgeois novel of the
nineteenth century. Now, there is a individual adrift, incapable of constructing a linear
and unified narrative like before. In other way, the narrative now receives a bigger
visual determinant, a direct inffluence of the new means of communication. In the
case of the french author, there is na influence of cinema and paintings, while in the
case of the brazilian author there is na intensification of this semiotic exchanges,
existing, beyond the dialogue with cinema, a exchange with new visual means of
communication that impregnate contemporary society. In the end, it is possible to find
in both authors na idea of literature that doesn’t have the pretention of firming the
realist pact that dominated the bourgeois novel. The works start to exercise a anti-
illusionist and anti-reflexive character, discussing their own nature, as well as their
mecanisms of writing. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Chico Buarque | por |
dc.subject | Nouveau Roman | por |
dc.subject | Alain Robbe-Grillet | por |
dc.title | Chico Buarque e Alain Robbe-Grillet: possíveis diálogos entre a prosa contemporânea brasileira e o Nouveau Roman | por |
dc.title.alternative | Chico Buarque and Alain Robbe-Grillet: possible dialogues between the contemporary brazilian prose and the Nouveau Roman | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise dos romances Estorvo (1991), Benjamim
(2004) e Budapeste (2003), do escritor e compositor brasileiro Chico Buarque de
Hollanda, com o objetivo de verificar similitudes e diferenças entre tais obras e a
estética proposta pelo autor francês Alain Robbe-Grillet em seu livro de ensaios Pour
un nouveau roman (Por um novo romance, 1969). A pesquisa visa a analisar
algumas categorias que haviam sido objeto de reflexão por parte de Robbe-Grillet,
principal expoente do movimento francês Nouveau Roman, e percebidas nas obras
de Chico Buarque. Como fundamentação teórica, além da já citada obra de Robbe-
Grillet, utilizaa-se, principalmente, as obras de Roland Barthes (2004), Marc Augé
(1994), Leyla Perrone-Moisés (1966), Robert Stam (1981), entre outros. O trabalho
divide-se em quatro partes: na primeira, apresenta-se um panorama do Nouveau
Roman e da prosa contemporânea brasileira para fins de contextualização. Em
seguida, busca-se entender a representação do indivíduo na obra dos autores
estudados. Logo, no capítulo seguinte analisam-se, as semelhanças entre os
autores no que tange ao caráter visual de suas narrativas. Finalmente, verificam-se
as aproximações referentes ao aspecto autorreferencial que são possíveis de serem
percebidas no autor brasileiro e no autor francês. A partir dos resultados obtidos,
entende-se que a obra de Chico Buarque faz uma ressignificação de elementos já
encontrados na obra de Robbe-Grillet, de modo a estabelecer diálogos intertextuais,
atualizando-os para um outro contexto de produção. Tais elementos podem ser
observados na representação do indivíduo num mundo em que o homem perdeu as
certezas, diferenciando-se da representação do romance burguês praticado durante
o século XIX. Apresenta-se agora um sujeito à deriva, incapaz de construir uma
narrativa una e linear como antes. Por outro lado, a narrativa passa a adquirir um
maior caráter visual, influência direta dos novos meios de comunicação. No caso do
autor francês, verifica-se a influência do cinema e da pintura, enquanto no caso do
brasileiro, há uma intensificação dessas trocas semióticas, existindo, além do
diálogo com o cinema, uma troca com novos meios de comunicação imagéticos que
impregnaram a contemporaneidade. Por fim, é possível encontrar nos dois autores
uma ideia de literatura que já não tem a pretensão de firmar o pacto realista que
dominou o romance burguês. As obras passam a exercer um caráter antiiluisionista
e autorreflexivo, discutindo a sua própria natureza, bem como os mecanismos de
escritura. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Andre Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9443094274110873 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Pedro Brum | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee1 | Gil, Beatriz Cerisara | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Souto, Andrea Roccio | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6942432930965972 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |