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dc.contributor.advisorAndreatta, Tanice
dc.creatorMartins, Requiele
dc.date.accessioned2021-05-13T14:06:10Z
dc.date.available2021-05-13T14:06:10Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20878
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe National Program of School Feeding (PNAE) is a form of institutional purchase of food that provides healthy food to the school community, contributes to diversify and improve the income of family farmers involved in the program. The general objective of the research is to analyze the contributions of the National School Feeding Program (PNAE) to the family farmers of the city of Panambi-RS that commercialize in the program. This is a qualitative study, in which a semi-structured research script was used based on open questions. Thirteen family farmers who provide products to the program were interviewed in October 2018. Among the results, it should be noted that PNAE is of significant importance in terms of income supplementation, improvement of the quality of life of the farmers, incentive for the young to remain in the field and to succeed, even in small rural properties that do not beyond a rural module and the appreciation of rural properties. Among the difficulties are the monetary value of the DAP and the road conditions, especially on rainy days, which make it difficult to handle deliveries. In general, it can be understood the importance of public policies for the strengthening of local production.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlimentação saudávelpor
dc.subjectSegurança alimentarpor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.subjectHealthy eatingeng
dc.subjectFood safetyeng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectRural developmenteng
dc.titleO programa nacional de alimentação escolar (PNAE) sob a perspectiva dos agricultores: um estudo no município de Panambi (RS)por
dc.title.alternativeThe national program of school feeding (PNAE) from the perspective of farmers: a study in the city of Panambi (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Ciências Econômicaspor
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma modalidade de compra institucional de alimentos que proporciona alimentação saudável à comunidade escolar, contribuindo para diversificar e melhorar a renda dos agricultores familiares envolvidos no Programa. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as contribuições do PNAE para os agricultores familiares do município de Panambi (RS) que comercializam neste Programa. Trata se de um estudo qualitativo, em que foi utilizado um roteiro de pesquisa semi-estruturado com base em questões abertas e fechadas. Foram entrevistados, no período de outubro de 2018, treze agricultores familiares que fornecem produtos ao PNAE. Entre os resultados, destaca-se que o PNAE é de expressiva importância no que se refere à complementação da renda, à melhoria de qualidade de vida dos agricultores, ao incentivo aos jovens para permanecerem no campo e realizarem a sucessão, ainda que em pequenas propriedades rurais que não ultrapassam a um módulo rural. Entre as dificuldades, destaca-se o limite do valor monetário da DAP e as condições das estradas, sobretudo em dias chuvosos, que dificultam o atendimento das entregas. De um modo geral, pode-se compreender a importância das políticas públicas para o fortalecimento da produção local.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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