Desigualdades no acesso à educação superior pelo Enem
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar os grupos que tiveram maior ou menores chances de acesso às vagas nas IFES, através do desempenho médio das escolas no ENEM, nos anos de 2013, 2014 e 2015, através da análise das tabelas consolidadas disponibilizadas pelo INEP. Este é um estudo exploratório de caráter quantitativo, utilizando a técnica de análise multivariada de Análise de Conglomerados (clusters) para agrupar as escolas pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se como variáveis a nota média de cada escola nas quatro áreas do conhecimento: Letras e Códigos, Matemática, Ciências Biológicas e Ciências Humanas, mais a nota em Redação. Como problema de pesquisa, verificar se o atual Programa brasileiro de avaliação do ensino básico e de seleção para o ensino superior (ENEM), tem democratizado o acesso, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. Como resultado, o desempenho das escolas no ENEM não se mostrou equitativo, nem por regiões do país, nem por localização (urbano/rural), nem por dependência administrativa (público/privado), não atendendo, portanto, a primeira diretriz do Programa que é de democratizar o acesso às IFES. Este estudo indicou diferentes resultados de desempenho associados à diferenças na renda dos estudantes, resultando em oportunidades maiores a estudantes com nível sócio-econômico mais elevado de ocuparem as vagas na rede pública do ensino superior, restando aos estudantes com renda menor, as vagas no ensino superior privado, cujo o acesso é restringido pelas dificuldades de custeio. Outros resultados foram: altos desvios da média em Redação e Matemática, sugerindo uma desuniformidade maior no conhecimento, alvo de políticas para reestruturação de currículos; e baixa relação entre formação docente e desempenho no exame.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: