dc.creator | Müller, Cândida Regina | |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T16:50:14Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T16:50:14Z | |
dc.date.issued | 2019-08-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20888 | |
dc.description.abstract | Heavy and continuous traffic from large vehicles causes soil compaction, which reduces their
physical quality and increases their susceptibility to water erosion. Military training exercises
with combat vehicles cause direct damage to soil and vegetation, affecting the ecosystem. A
large contingent of the Brazilian Army conducts training with armored combat vehicles at the
Santa Maria Instruction Field (CISM), which has been caused soil degradation. Our objective
was to evaluate the effect of armored combat vehicle traffic on the physical properties of the
soil. The study was conducted on an Abrupt Alisol of CISM with a history of military vehicle
traffic. The effect of driving direction and traffic intensity on soil physical properties was
evaluated under conditions of high soil moisture (0.3 m3
m-3
) under (i) straight traffic of the
Leopard 1 A5BR combat vehicle, with 0, 1 and 3 passes, and (ii) pivoting maneuver with 0, 1
and 2 pivots. Soil morphology, particle size distribution and organic carbon content were
analyzed in the 0.00-0.10 and 0.20-0.30 m layers. Soil density, total porosity, macroporosity,
microporosity, saturated soil hydraulic conductivity, penetration resistance and
preconsolidation pressure were evaluated in the 0.00-0.04, 0.10-0, 14 and 0.20-0.24 m.
Preconsolidation pressure of the surface layer indicated that the soil is susceptible to traffic
compaction of Leopard 1A5BR if the water content is above 0.33 m3
m-3
. As soil water content
was high (0.3 m3
m-3
) at the time of traffic, only one pass and one pivoting maneuver were
sufficient to increase soil penetration resistance and density and reduce soil total porosity and
macroporosity in the surface layer (0.00-0.04 m). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tanque de guerra | por |
dc.subject | Capacidade de suporte de carga | por |
dc.subject | Área militar | por |
dc.subject | Battle tank | eng |
dc.subject | Cargo carrying capacity | eng |
dc.subject | Military area | eng |
dc.title | Compactação em argissolo submetido ao tráfego de veículo blindado de combate | por |
dc.title.alternative | Compaction in alisol after the traffic of a combat armored vehicle | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O tráfego intenso e contínuo de máquinas de grande porte causa compactação do solo, o que
reduz a sua qualidade física e aumenta a sua susceptibilidade à erosão hídrica. Os exercícios de
treinamento militar com veículos de combate causam danos diretos ao solo e à vegetação,
afetando o ecossistema. Um grande contingente do exército brasileiro realiza treinamentos com
veículos blindados de combate no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o que tem
causado degradação do solo. Nosso objetivo foi avaliar o efeito do tráfego de veículos blindados
de combate nas propriedades físicas do solo. O estudo foi conduzido em um Argissolo
Vermelho-Amarelo do Campo de Instrução de Santa Maria com histórico de tráfego de veículo
militares. O efeito da direção e da intensidade de tráfego sobre as propriedades físicas do solo
foi avaliado em condições de alta umidade do solo (0,3 m3
m-3
), sob (i) o tráfego do veículo de
combate Leopard 1 A5BR em linha reta com 0, 1 e 3 passadas, e (ii) o tráfego do veículo com
a manobra de pivotamento com 0, 1 e 2 pivotamentos. A morfologia do solo, a distribuição
granulométrica e o teor de carbono orgânico foram analisadas nas camadas de 0,00-0,10 e 0,20-
0,30 m. A densidade do solo, a porosidade total, a macroporosidade, a microporosidade, a
condutividade hidráulica do solo saturado, a resistência à penetração e a pressão de
preconsolidação foram avaliadas nas camadas de 0,00-0,04, 0,10-0,14 e 0,20-0,24 m. A pressão
de preconsolidação da camada superficial indicou que o solo é susceptível à compactação pelo
tráfego do Leopard 1A5BR se o conteúdo de água estiver acima de 0,33 m3
m-3
. Como o
conteúdo de água no solo estava alto (0,3 m3
m-3
) no momento do tráfego, apenas um tráfego
em linha reta e uma manobra de pivotamento foram suficientes para aumentar a resistência do
solo à penetração e a densidade e reduzir a porosidade total e a macroporosidade na camada
superficial (0,00-0,04 m). | por |
dc.contributor.advisor1 | Pedron, Fabrício de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6868334304493274 | por |
dc.contributor.referee1 | Gubiani, Paulo Ivonir | |
dc.contributor.referee2 | Michelon, Cleudson José | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3563441124064212 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |