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dc.creatorMüller, Cândida Regina
dc.date.accessioned2021-05-13T16:50:14Z
dc.date.available2021-05-13T16:50:14Z
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20888
dc.description.abstractHeavy and continuous traffic from large vehicles causes soil compaction, which reduces their physical quality and increases their susceptibility to water erosion. Military training exercises with combat vehicles cause direct damage to soil and vegetation, affecting the ecosystem. A large contingent of the Brazilian Army conducts training with armored combat vehicles at the Santa Maria Instruction Field (CISM), which has been caused soil degradation. Our objective was to evaluate the effect of armored combat vehicle traffic on the physical properties of the soil. The study was conducted on an Abrupt Alisol of CISM with a history of military vehicle traffic. The effect of driving direction and traffic intensity on soil physical properties was evaluated under conditions of high soil moisture (0.3 m3 m-3 ) under (i) straight traffic of the Leopard 1 A5BR combat vehicle, with 0, 1 and 3 passes, and (ii) pivoting maneuver with 0, 1 and 2 pivots. Soil morphology, particle size distribution and organic carbon content were analyzed in the 0.00-0.10 and 0.20-0.30 m layers. Soil density, total porosity, macroporosity, microporosity, saturated soil hydraulic conductivity, penetration resistance and preconsolidation pressure were evaluated in the 0.00-0.04, 0.10-0, 14 and 0.20-0.24 m. Preconsolidation pressure of the surface layer indicated that the soil is susceptible to traffic compaction of Leopard 1A5BR if the water content is above 0.33 m3 m-3 . As soil water content was high (0.3 m3 m-3 ) at the time of traffic, only one pass and one pivoting maneuver were sufficient to increase soil penetration resistance and density and reduce soil total porosity and macroporosity in the surface layer (0.00-0.04 m).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTanque de guerrapor
dc.subjectCapacidade de suporte de cargapor
dc.subjectÁrea militarpor
dc.subjectBattle tankeng
dc.subjectCargo carrying capacityeng
dc.subjectMilitary areaeng
dc.titleCompactação em argissolo submetido ao tráfego de veículo blindado de combatepor
dc.title.alternativeCompaction in alisol after the traffic of a combat armored vehicleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tráfego intenso e contínuo de máquinas de grande porte causa compactação do solo, o que reduz a sua qualidade física e aumenta a sua susceptibilidade à erosão hídrica. Os exercícios de treinamento militar com veículos de combate causam danos diretos ao solo e à vegetação, afetando o ecossistema. Um grande contingente do exército brasileiro realiza treinamentos com veículos blindados de combate no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o que tem causado degradação do solo. Nosso objetivo foi avaliar o efeito do tráfego de veículos blindados de combate nas propriedades físicas do solo. O estudo foi conduzido em um Argissolo Vermelho-Amarelo do Campo de Instrução de Santa Maria com histórico de tráfego de veículo militares. O efeito da direção e da intensidade de tráfego sobre as propriedades físicas do solo foi avaliado em condições de alta umidade do solo (0,3 m3 m-3 ), sob (i) o tráfego do veículo de combate Leopard 1 A5BR em linha reta com 0, 1 e 3 passadas, e (ii) o tráfego do veículo com a manobra de pivotamento com 0, 1 e 2 pivotamentos. A morfologia do solo, a distribuição granulométrica e o teor de carbono orgânico foram analisadas nas camadas de 0,00-0,10 e 0,20- 0,30 m. A densidade do solo, a porosidade total, a macroporosidade, a microporosidade, a condutividade hidráulica do solo saturado, a resistência à penetração e a pressão de preconsolidação foram avaliadas nas camadas de 0,00-0,04, 0,10-0,14 e 0,20-0,24 m. A pressão de preconsolidação da camada superficial indicou que o solo é susceptível à compactação pelo tráfego do Leopard 1A5BR se o conteúdo de água estiver acima de 0,33 m3 m-3 . Como o conteúdo de água no solo estava alto (0,3 m3 m-3 ) no momento do tráfego, apenas um tráfego em linha reta e uma manobra de pivotamento foram suficientes para aumentar a resistência do solo à penetração e a densidade e reduzir a porosidade total e a macroporosidade na camada superficial (0,00-0,04 m).por
dc.contributor.advisor1Pedron, Fabrício de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868334304493274por
dc.contributor.referee1Gubiani, Paulo Ivonir
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Michelon, Cleudson José
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563441124064212por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Solopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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