dc.creator | Fachim, Graziela | |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T20:52:00Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T20:52:00Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20896 | |
dc.description.abstract | This paper aims to investigate the representation(s) of love among teenagers through
their lexical-grammatical and semantic-discursive choices. To do such, the theoretical
principles of Systemic-Functional Linguistics, more specifically, the system of
Transitivity (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), as well as the system of Appraisal
(MARTIN; WHITE, 2005) were considered. The research corpus consists of 25
personal reports produced by teenagers between the ages of 17 and 18 from the 3rd
year a public high school, located in the city of Santa Maria. The texts produced by
the teenagers have as an objective to conceptualize love, as well as showing
situations in which this feeling was experienced by them. First, the reports were
analyzed under the system of transitivity in order to identify the roles developed by
the teenagers, as well as love itself. Secondly, the reports were analyzed according
to the subsystem of Attitude, so that it was possible to highlight the evaluations made
by the teenagers and their concepts in relation to this feeling. In the end, categories
of representation(s) of love were developed. The results showed that teenagers love
a little, but feel very much, that is, their role is still much more connected to the
Receiver category, the one who receives love than to the Lover category, subject
responsible for loving something or someone. Considering the representations of
love, it was possible to identify three distinct categories of representations for this
feeling: Happy Love, Zealous Love and Altruistic Love. In the first one, love is linked
to happiness, while in the second one, we have love as an act of care and protection.
The category of Altruistic Love is linked to love as being supportive and not selfish.
As a result, it is concluded that for teenagers the existence of love depends on these
three categories in order to be effective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Linguística sistêmico-funcional | por |
dc.subject | Sistema de transitividade | por |
dc.subject | Sistema de avaliatividade | por |
dc.subject | Subsistema de atitude | por |
dc.subject | Representação do amor | por |
dc.subject | Systemic functional linguistics | eng |
dc.subject | Transitivity system | eng |
dc.subject | Appraisal system | eng |
dc.subject | Subsystem of attitude | eng |
dc.subject | Love representation | eng |
dc.title | A representação do amor entre adolescentes: uma análise sistêmico-funcional | por |
dc.title.alternative | Love representation among teenagers: a systemic-functional analysis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a(s) representação(ções) do amor
entre adolescentes através de suas escolhas léxico-gramaticais e semântico-
discursivas. Para isso, consideram-se os preceitos teóricos da Linguística Sistêmico-
Funcional, mais especificamente, o sistema de transitividade (HALLIDAY;
MATTHIESSEN, 2004), bem como o sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE,
2005). O corpus de pesquisa principal é constituído por 25 relatos pessoais
produzidos por adolescentes entre 17 e 18 anos do 3º ano do Ensino Médio de uma
escola estadual, localizada no município de Santa Maria. Os textos produzidos pelos
adolescentes têm como objetivo conceituar o amor, bem como evidenciar situações
em que esse sentimento foi experienciado por eles. Primeiramente os relatos foram
analisados sob o sistema de transitividade, para que assim fosse possível localizar
os papéis desenvolvidos tantos pelos adolescentes, como pelo próprio sentimento
do amor. Em um segundo momento, os relatos foram analisados de acordo com o
subsistema de atitude, para que fosse possível destacar as avaliações feitas pelos
adolescentes e suas concepções desse sentimento. Ao final, foram desenvolvidas
categorias de reprentação(ções) do amor. Os resultados evidenciaram que os
adolescentes pouco amam, mas muito sentem, ou seja, o papel dos jovens ainda
está muito mais ligado à categoria do Recebedor, aquele que recebe o amor, do que
à do Amante, sujeito responsável por amar algo ou alguém. Com relação às
representações do amor, foi possível identificar três categorias distintas de
representações para esse sentimento: o Amor Feliz, o Amor Zeloso e o Amor
Altruísta. No primeiro, o amor está ligado à felicidade, enquanto que, no segundo,
temos o amor como um ato de cuidado e proteção. A categoria do Amor Altruísta
está ligada ao amor como sendo solidário e não egoísta. Com os resultados, conclui-
se que, para os adolescentes a existência do amor depende da combinação dessas
três categorias para ser efetivo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cabral, Sara Regina Scotta | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9037816308995897 | por |
dc.contributor.referee1 | Correa, Erick Kader Callegaro | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXx | por |
dc.contributor.referee2 | Pinton, Francieli Matzenbacher | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8552052957732941 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |