Mostrar registro simples

dc.creatorFachim, Graziela
dc.date.accessioned2021-05-13T20:52:00Z
dc.date.available2021-05-13T20:52:00Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20896
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the representation(s) of love among teenagers through their lexical-grammatical and semantic-discursive choices. To do such, the theoretical principles of Systemic-Functional Linguistics, more specifically, the system of Transitivity (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), as well as the system of Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005) were considered. The research corpus consists of 25 personal reports produced by teenagers between the ages of 17 and 18 from the 3rd year a public high school, located in the city of Santa Maria. The texts produced by the teenagers have as an objective to conceptualize love, as well as showing situations in which this feeling was experienced by them. First, the reports were analyzed under the system of transitivity in order to identify the roles developed by the teenagers, as well as love itself. Secondly, the reports were analyzed according to the subsystem of Attitude, so that it was possible to highlight the evaluations made by the teenagers and their concepts in relation to this feeling. In the end, categories of representation(s) of love were developed. The results showed that teenagers love a little, but feel very much, that is, their role is still much more connected to the Receiver category, the one who receives love than to the Lover category, subject responsible for loving something or someone. Considering the representations of love, it was possible to identify three distinct categories of representations for this feeling: Happy Love, Zealous Love and Altruistic Love. In the first one, love is linked to happiness, while in the second one, we have love as an act of care and protection. The category of Altruistic Love is linked to love as being supportive and not selfish. As a result, it is concluded that for teenagers the existence of love depends on these three categories in order to be effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectSistema de transitividadepor
dc.subjectSistema de avaliatividadepor
dc.subjectSubsistema de atitudepor
dc.subjectRepresentação do amorpor
dc.subjectSystemic functional linguisticseng
dc.subjectTransitivity systemeng
dc.subjectAppraisal systemeng
dc.subjectSubsystem of attitudeeng
dc.subjectLove representationeng
dc.titleA representação do amor entre adolescentes: uma análise sistêmico-funcionalpor
dc.title.alternativeLove representation among teenagers: a systemic-functional analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a(s) representação(ções) do amor entre adolescentes através de suas escolhas léxico-gramaticais e semântico- discursivas. Para isso, consideram-se os preceitos teóricos da Linguística Sistêmico- Funcional, mais especificamente, o sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), bem como o sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). O corpus de pesquisa principal é constituído por 25 relatos pessoais produzidos por adolescentes entre 17 e 18 anos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no município de Santa Maria. Os textos produzidos pelos adolescentes têm como objetivo conceituar o amor, bem como evidenciar situações em que esse sentimento foi experienciado por eles. Primeiramente os relatos foram analisados sob o sistema de transitividade, para que assim fosse possível localizar os papéis desenvolvidos tantos pelos adolescentes, como pelo próprio sentimento do amor. Em um segundo momento, os relatos foram analisados de acordo com o subsistema de atitude, para que fosse possível destacar as avaliações feitas pelos adolescentes e suas concepções desse sentimento. Ao final, foram desenvolvidas categorias de reprentação(ções) do amor. Os resultados evidenciaram que os adolescentes pouco amam, mas muito sentem, ou seja, o papel dos jovens ainda está muito mais ligado à categoria do Recebedor, aquele que recebe o amor, do que à do Amante, sujeito responsável por amar algo ou alguém. Com relação às representações do amor, foi possível identificar três categorias distintas de representações para esse sentimento: o Amor Feliz, o Amor Zeloso e o Amor Altruísta. No primeiro, o amor está ligado à felicidade, enquanto que, no segundo, temos o amor como um ato de cuidado e proteção. A categoria do Amor Altruísta está ligada ao amor como sendo solidário e não egoísta. Com os resultados, conclui- se que, para os adolescentes a existência do amor depende da combinação dessas três categorias para ser efetivo.por
dc.contributor.advisor1Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037816308995897por
dc.contributor.referee1Correa, Erick Kader Callegaro
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXxpor
dc.contributor.referee2Pinton, Francieli Matzenbacher
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552052957732941por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International