dc.contributor.advisor | Sperandio, Mauricio | |
dc.creator | Pezerico, Vinícius Nascimento de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T18:05:08Z | |
dc.date.available | 2021-05-24T18:05:08Z | |
dc.date.issued | 2020-12-16 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20958 | |
dc.description | TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de graduação em Engenharia Elétrica, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | We are currently experiencing great changes, both in terms of technology,
economics and mainly sustainability, which justifies studies on the developmentof new strategies for increasing energy efficiency. Thus, based on clean technologies of residential generation, such as the photovoltaic and consumer system, and the emergence of electric vehicles, this study aims to demonstrate possibilities of applications of these concepts to increase the energy efficiency of a smart home. From the expansion of the smart grid, the search for the consumer through the response of residential demand through the use of the electric vehicle, not only as a means of transportation, but as a source of energy. From a
study, different techniques for handling the vehicle loading procedure shown in the literature are verified, in order to understand which is the most effective in terms of economy. Thus, through the simulation of an electric car model and distributed generation, it is possible to establish the economic capacity for energy supply of energy for the home and an electric car, at times when the purchase of energy from the concessionaire has a higher value you can take advantage of the spare energy in the battery of the electric vehicle, respecting the limits of preservation of its useful life. In view of this, we intend to seek an answer that will reduce the consumption impacts caused by the insertion of the new load into the network, resulting in a reformulation of the residential consumption curve. Counting on distributed generation, we sought more effective demand responses, reducing the energy consumption of the grid when using compensation generation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Carros elétricos | por |
dc.subject | Geração distribuída | por |
dc.subject | Sistema fotovoltaico | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.title | Estudo comparativo para carregamento de carros elétricos através de geração distribuída e análise econômica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Atualmente vivemos grandes mudanças, tanto em termos de tecnologia,
economia e principalmente sustentabilidade, o que justifica estudos sobre o
desenvolvimento de novas estratégias de aumento de eficiência energética.
Assim, a partir de tecnologias limpas de geração residencial, como o sistema
fotovoltaico e de consumo, e o surgimento dos veículos elétricos, este estudo
tem como objetivo demonstrar possibilidades de aplicações desses conceitos
para o aumento de eficiência energética de uma casa inteligente. A partir da
ampliação da smart grid, a busca do consumidor por meio da resposta de
demanda residencial através da utilização do veículo elétrico, não só como meio
de locomoção, mas como fonte de energia. A partir de um estudo de caso, são
verificadas diferentes técnicas de manejo do procedimento de carregamento do
veículo mostradas pela literatura, para compreendermos qual a mais eficaz em
termos de economia. Sendo assim, através da simulação de um modelo elétrico
de carro e geração distribuída, possibilita-se estabelecer a capacidade
econômica de abastecimento energético da energia para a residência e um carro
elétrico, nos momentos em que a compra de energia oriundas da concessionária
tem valor superior pode aproveitar da energia sobressalente na bateria do
veículo elétrico, acatando os limites de preservação da sua vida útil. Frente a
isso, pretende -se buscar uma resposta que diminua os impactos de consumo
causados pela inserção da nova carga à rede, resultando em uma reformulação
da curva de consumo residencial. Contando com a geração distribuída, buscou-
se respostas de demanda mais efetiva, reduzindo o consumo de energia da rede
ao utilizar a geração de compensação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |