Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Bianca Zanchi
dc.date.accessioned2021-05-26T18:30:43Z
dc.date.available2021-05-26T18:30:43Z
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20995
dc.description.abstractThe performance of psychology in social policies has been discussed in recent years due to the increased possibilities of work in these áreas. However, the Socio-Educational Policy is still recent and is part of the academic formation of the psychologist in an incipient way. It comes to ensure respect and promotion of rights for adolescents in conflict with the law. Thus, it is understood that it is important to know, analyze and socialize the practices that have been developed by the psychologists who are working in the field of socio-education as a way of collaborating with the advances and studies in the area. This study aims to know the understanding of psychologists working in the socio-educational system on the relation of socio-educational measures and the guarantee of the human rights of the users inserted therein. Six psychologists working with socio-educational measures in the open and closed means of a medium-sized municipality in the state of Rio Grande do Sul participated of the study. Semi-structured interviews were conducted, analyzed qualitatively by content analysis. The data showed that psychologists have often acted in different social policies. Although they did not have a training oriented to this type of work field, they have sought to develop skills and knowledge in their daily work. The practices developed by psychologists, although they maintain classic and known characteristics, also show concern about the guarantee of the rights of the population served and knowledge about the rights that must be guaranteed to them. It also discusses the structural difficulties and the confrontation of social prejudices and unfamiliarity, by society, about the realities of the phenomenon of violence committed by adolescents and the work of the psychologist. There is, therefore, the need to disseminate more realistic and contextualized information on the issue of the infraction committed by adolescents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectSocio-educational measureseng
dc.subjectHuman rightseng
dc.titleO sistema socioeducativo como garantidor dos direitos humanos: a visão do profissional psicólogopor
dc.title.alternativeThe socio-educational system as a guarantee for human rights: the vision of the professional psychologisteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA atuação da psicologia nas políticas sociais vem sendo discutida nos últimos anos devido ao aumento das possibilidades de trabalho nessas áreas. Entretanto, a Política Socioeducativa é ainda recente e faz parte da formação acadêmica do psicólogo de forma incipiente. A mesma vem para garantir respeito e promoção de direitos para os adolescentes em situação de conflito com a lei. Assim, entende-se que é importante conhecer, analisar e socializar as práticas que vêm sendo desenvolvidas pelos psicólogos que estão atuando no campo da socioeducação como forma de colaborar com os avanços e estudos na área. Este estudo tem como objetivo conhecer a compreensão de psicólogos que trabalham no sistema socioeducativo sobre a relação das medidas socioeducativas e a garantia dos direitos humanos dos usuários ali inseridos. Participaram da pesquisa seis psicólogos que trabalhavam com medidas socioeducativas nos meios aberto e fechado de um município de médio porte no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas qualitativamente por análise de conteúdo. Os dados mostraram que os psicólogos têm atuado frequentemente em diferentes políticas sociais. Apesar de não terem uma formação voltada para esse tipo de campo de trabalho, os mesmos têm buscado desenvolver capacidades e conhecimentos no próprio cotidiano de trabalho. As práticas desenvolvidas pelos psicólogos, embora mantêm características clássicas e conhecidas, também demonstram preocupação com a garantia de direitos da população atendida e conhecimento acerca dos direitos que devem ser garantidos aos mesmos. Discute-se também as dificuldades de ordem estrutural e o enfrentamento de preconceitos sociais e desconhecimento, por parte da sociedade, acerca das realidades do fenômeno da violência cometida por adolescentes e do trabalho do psicólogo. Há, portanto, a necessidade de propagar informações mais realistas e contextualizadas sobre a questão do ato infracional cometido por adolescentes.por
dc.contributor.advisor1Santos, Samara Silva dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602265197011por
dc.contributor.referee1Paiva, Ilana Lemos de
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Zappe, Jana Gonçalves
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371728363011346por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International