Integração curricular e trabalho pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar Campus Júlio de Castilhos
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Data
2020-10-23Primeiro membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Segundo membro da banca
Lauxen, Sirlei de Lourdes
Terceiro membro da banca
Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação se inscreve na temática educação e trabalho, na Linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM/UFSM. Foi realizada no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Partiu-se da seguinte problematização: com base nos discursos de professores do Campus Júlio de Castilhos, a integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha apresenta demandas para o trabalho pedagógico? Intentou-se, com essa pesquisa, o objetivo geral: analisar, a partir dos discursos de professores, em que medida a integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, apresenta demandas para o Trabalho Pedagógico. Desmembrou-se esse objetivo maior em objetivos específicos: 1) Apresentar a historicidade das propostas curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica; 2) Investigar como as políticas curriculares para a EPT produzem sentidos de integração curricular e impactam no trabalho pedagógico dos professores; 3) Produzir dados sobre a integração curricular, a partir da seleção da produção acadêmica dos repositórios de teses e dissertações das principais instituições de Ensino Superior que ofertam Pós-graduação no Rio Grande do Sul; 4) Analisar discursivamente os dados produzidos e sua(s) relação(ões) e demandas para o trabalho pedagógico dos professores, com base no discurso desses sujeitos. Sob a perspectiva metodológica, a elaboração da dissertação foi resultante de estudo organizado nas seguintes fases: 1) estudo em produções (textos em periódicos e livros) sobre currículo, currículo integrado e EPT; 2) análise dos movimentos de sentidos em dissertações na pós-graduação gaúcha sobre o tema; 3) elaboração de argumentos com base nestes estudos; 4) análise destes argumentos, tendo por referência, mais uma vez, a Análise dos Movimentos de Sentidos, elaboração metodológica do grupo de pesquisa em que se trabalha; 5) sistematização sob a forma de escrita deste texto. O trabalho pedagógico é o amálgama que permite a integração do currículo, mas vai além, possibilita a produção do conhecimento pelos sujeitos da escola. E isto demanda conhecer-se profundamente as concepções de currículo e de integração, visualizando e compreendendo sua historicidade, condições de produção. Assim, se pode escolher, movimentar pedagogicamente de modo a produzir conhecimentos com os estudantes, transcendendo a tão divulgada “preparação de força de trabalho” especializada, propondo uma educação para e pelo trabalho, de modo responsável e consciente. No que tange à integração curricular, observou-se que, na instituição pesquisada, a mesma acontece, seja de maneira pontual, fragmentada e/ou isolada no espaço individual, espaço sala de aula, na relação disciplina, professores, estudante, ou na relação entre os pares da mesma área de conhecimento, ou dentro de projetos, a exemplo do Projeto Profissional Integrado. Para efeitos da análise, considerou-se que os interlocutores trabalham no mesmo contexto pedagógico, em uma instituição com a proposta de verticalização da educação e, em que a centralidade é o currículo integrado.
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