Integração curricular e trabalho pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar Campus Júlio de Castilhos
Abstract
Esta dissertação se inscreve na temática educação e trabalho, na Linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM/UFSM. Foi realizada no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Partiu-se da seguinte problematização: com base nos discursos de professores do Campus Júlio de Castilhos, a integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha apresenta demandas para o trabalho pedagógico? Intentou-se, com essa pesquisa, o objetivo geral: analisar, a partir dos discursos de professores, em que medida a integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, apresenta demandas para o Trabalho Pedagógico. Desmembrou-se esse objetivo maior em objetivos específicos: 1) Apresentar a historicidade das propostas curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica; 2) Investigar como as políticas curriculares para a EPT produzem sentidos de integração curricular e impactam no trabalho pedagógico dos professores; 3) Produzir dados sobre a integração curricular, a partir da seleção da produção acadêmica dos repositórios de teses e dissertações das principais instituições de Ensino Superior que ofertam Pós-graduação no Rio Grande do Sul; 4) Analisar discursivamente os dados produzidos e sua(s) relação(ões) e demandas para o trabalho pedagógico dos professores, com base no discurso desses sujeitos. Sob a perspectiva metodológica, a elaboração da dissertação foi resultante de estudo organizado nas seguintes fases: 1) estudo em produções (textos em periódicos e livros) sobre currículo, currículo integrado e EPT; 2) análise dos movimentos de sentidos em dissertações na pós-graduação gaúcha sobre o tema; 3) elaboração de argumentos com base nestes estudos; 4) análise destes argumentos, tendo por referência, mais uma vez, a Análise dos Movimentos de Sentidos, elaboração metodológica do grupo de pesquisa em que se trabalha; 5) sistematização sob a forma de escrita deste texto. O trabalho pedagógico é o amálgama que permite a integração do currículo, mas vai além, possibilita a produção do conhecimento pelos sujeitos da escola. E isto demanda conhecer-se profundamente as concepções de currículo e de integração, visualizando e compreendendo sua historicidade, condições de produção. Assim, se pode escolher, movimentar pedagogicamente de modo a produzir conhecimentos com os estudantes, transcendendo a tão divulgada “preparação de força de trabalho” especializada, propondo uma educação para e pelo trabalho, de modo responsável e consciente. No que tange à integração curricular, observou-se que, na instituição pesquisada, a mesma acontece, seja de maneira pontual, fragmentada e/ou isolada no espaço individual, espaço sala de aula, na relação disciplina, professores, estudante, ou na relação entre os pares da mesma área de conhecimento, ou dentro de projetos, a exemplo do Projeto Profissional Integrado. Para efeitos da análise, considerou-se que os interlocutores trabalham no mesmo contexto pedagógico, em uma instituição com a proposta de verticalização da educação e, em que a centralidade é o currículo integrado.
Collections
The following license files are associated with this item: