Propriedades físicas do solo após tráfego da viatura blindada de transporte militar M113 BR no campo de instrução de Santa Maria, RS
Resumo
As propriedades físicas do solo podem ser alteradas após o tráfego de veículos, especialmente em condições de alta umidade. A persistência e intensidade dessas mudanças dependem principalmente de fatores como textura, umidade, conteúdo de matéria orgânica e histórico de cargas aplicadas. O Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), onde o experimento foi realizado, é atualmente o campo de instrução para veículos blindados com a maior intensidade de uso no Brasil, sendo o M113 BR o veículo blindado mais utilizado. O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de diferentes modos de tráfego do M113 BR nas propriedades físicas e mecânicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo. O estudo foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, avaliando independentemente o efeito do tráfego em linha reta e pivotamento em três camadas do solo (0,00-0,04, 0,10-0,14 e 0,20-0,24 m). Para o tráfego em linha reta, foram avaliadas as intensidades de tráfego (IT) com uma (IT1), duas (IT2) e cinco (IT5) passadas no mesmo rastro. Para o tráfego em pivotamento, foram avaliadas IT com um (IT1P) e dois (IT2P) pivotamentos. Ambos os estudos tiveram dois tratamentos sem tráfego (ST). Foram feitas análises da densidade do solo (Ds), porosidade total (PT), macroporosidade (Ma), microporosidade (Mi), condutividade hidráulica do solo saturado (Ks), resistência do solo à penetração (RP), capacidade de suporte de carga, pressão de preconsolidação, umidade gravimétrica, distribuição granulométrica, carbono orgânico total, descrição morfológica do perfil do solo, composição botânica geral e biomassa seca da vegetação. No tráfego em linha reta, prevaleceram os casos sem diferenças significativas na PT, Ma, Mi e Ks. O PT mais alto, o menor Ds e o maior Mi foram observados na camada de 0,10-0,14 m. No estudo em pivotamento, um tráfego foi suficiente para aumentar a Ds e diminuir PT, Ma, Mi e Ks na camada de 0,00-0,04 e, para esta mesma camada, o aumento de um para dois pivotamentos teve diferença significativa apenas na Mi. Ambos os tipos de intensidade de tráfego não afetaram a RP em nenhuma camada. O Argissolo suportou as cargas resultantes do tráfego do M113 BR quando este ocorreu em linha reta. O tráfego em pivotamento promoveu compactação adicional na camada superficial do solo, aumentando sua degradação. A pressão de preconsolidação não foi um parâmetro adequado para verificar a capacidade do solo de suportar as cargas aplicadas pelo tráfego em pivotamento
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