dc.creator | Wagner, Daniela Feyh | |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T20:17:28Z | |
dc.date.available | 2021-06-23T20:17:28Z | |
dc.date.issued | 2020-01-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21202 | |
dc.description.abstract | Geography, the Science that studies the relationship between society with the geographic space, is extremely broad. This broadness is justified by the quantity of phenomena that can be explained by it, being grouped in different areas that together compose what we know as Geography. Within this wide universe of elements of reality that can be explained by this science, we have the production of the geographic space by the economy. Thus, this study aims to understand how is constituted the space of São Francisco do Sul-SC, city located in the northern coastal region of Santa Catarina, observing it by its seaport activities, being that its main vector of economic development. For such were chosen three main elements that stand out in the production of space. The São Francisco do Sul Harbor, it’s history, intern and external flux, infrastructure and project of expansion; the port work, it’s relation with the syndicates and changes that came with the port modernizing laws; and the city/port relationship. Thus, for the making of this research, it was opted for the utilization of a methodology centered around two main axis: field work for systematic observations with interviews, besides reading of a vast bibliography about the port theme, labor and the port/city relationship. First of all, the intention of this study is to build geographic knowledge about São Francisco do Sul, taking a critical look of how this space is shaped by it’s port dynamic. As a result of the analyzes, the research showed that about 80% of the municipality's economy comes from port activities, as well as conflicts in the port-city relationship, which mainly translate into the intense flow of cargo vehicles and trains circulating in the urban center. In addition, port workers are responsible for handling cargo in ports and how changes in legislation have made their work relationships more precarious. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relação porto-cidade | por |
dc.subject | Trabalho portuário | por |
dc.subject | Fluxos de cargas | por |
dc.subject | Litoral norte catarinense | por |
dc.subject | City/port relationship | eng |
dc.subject | Port work | eng |
dc.subject | Cargo flows | eng |
dc.subject | North coast of Santa Catarina | eng |
dc.title | Entre navios, a cidade e a faina: São Francisco do Sul - SC e a atividade portuária | por |
dc.title.alternative | Between ships, the city and port work: São Francisco do Sul - SC and the port activity | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Geografia, ciência que estuda as relações da sociedade com o espaço geográfico, é extremante ampla. Essa grandiosidade se justifica pela quantidade de fenômenos que podem ser explicados por meio dela, estando estes agrupados em diferentes áreas que juntas compõem o que conhecemos por Geografia. Dentro deste amplo universo de elementos da realidade que podem ser explicados por meio desta ciência, temos a produção do espaço geográfico por meio da economia. Desta forma, pretende-se estudar e compreender como se constitui o espaço de São Francisco do Sul-SC, município localizado no litoral norte catarinense, observando-o por meio das atividades portuárias, sendo este seu principal vetor de desenvolvimento econômico. Para tanto, foram elencados três principais elementos que merecem destaque na produção do espaço do munícipio: o Porto de São Francisco do Sul, sua história, fluxos internos e externos, infraestrutura e projetos de expansão; o trabalho portuário, sua vinculação com os sindicatos e mudanças advindas com as leis de modernização dos portos; e a relação porto-cidade. Assim, para a realização desta pesquisa, optou-se pela utilização de uma metodologia centrada em dois eixos principais: trabalhos de campo para observações sistemáticas com entrevistas, além da leitura de uma vasta bibliografia sobre a temática portuária, do trabalho portuário e da relação porto-cidade. Antes de mais nada, pretende-se contribuir na construção de conhecimentos geográficos acerca de São Francisco do Sul, olhando de forma crítica como este espaço é produzido por meio da dinâmica portuária. Como resultados das análises, a pesquisa mostrou que cerca de 80% da economia do município vem das atividades portuárias, como também há conflitos na relação porto-cidade, que se traduzem principalmente no intenso fluxo de veículos de carga e trens circulando no centro urbano. Além do mais, são apresentados os trabalhadores portuários, responsáveis pela movimentação de cargas nos portos e como as mudanças na legislação precarizaram suas relações de trabalho. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Eduardo Schiavone | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6467146489705005 | por |
dc.contributor.referee1 | Faria, Rivaldo Mauro de | |
dc.contributor.referee2 | Catalão, Igor de França | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9345481985651280 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |