Mostrar registro simples

dc.creatorCunha, Jessica Rodrigues Araujo
dc.date.accessioned2021-06-29T19:40:06Z
dc.date.available2021-06-29T19:40:06Z
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21260
dc.description.abstractThe work presented here has as a proposal to analyze and discuss how the space of music, more specifically rock ‘n’ roll gets the women involved with the style. Gender relations within this environment appear as an essential factor to understand why even over 80 years, rock remains a mostly masculine space. During the accomplishment of the work a problematic emerges as one of the factors that lead to this exclusion, the relationship of the public and private. The woman, when starts to occupy a space with regard to the public, here in the music, is regarded as an intruder, this is because "naturally" her space is the domestic, in this way, when it is part of any space that escapes its natural, it will be faced with mistrust and suffer with harassment, discourstimulating comments, questioning that aim to test and cause insecurity. The analyses were performed at a first moment by a more general perspective, through readings and discussions about public life of women artists who are already inserted in rock 'n' roll. The following was elaborated an investigation on the role of gender in the production of artists men and women. The research then follows with the interviews conducted with four women from the city of Santa Maria – RS, that somehow are involved with the music and tell me their experiences and trajectory in this way. The final part reserves a conclusion on the experiences reported, together with what was discussed in the previous chapters. The conclusion reveals that even if there is a system to exclude women from public life, these same women are looking for ways to resist, from the creation of new spaces, whose main objective is to be an environment free of male judgments that could be an impediment to them. In addition, the study points to the importance of representativeness for women.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectRockpor
dc.subjectAnthropologyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectMusiceng
dc.titleAfinal, por que os homens não querem as mulheres com esse tal de roque enrow?: uma análise sobre as relações de gênero no rock ‘n’ rollpor
dc.title.alternativeAfter all, why men doesn’t want women with this roque enrow?: a study of gender relationships in rock ‘n’ rolleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado tem como proposta analisar e discutir como o espaço da música, mais especificamente do rock recebe as mulheres envolvidas com o estilo. As relações de gênero dentro deste ambiente aparecem como fator essencial para entender porque mesmo com mais de oitenta anos, o rock continua sendo um espaço majoritariamente masculino. Durante a realização do trabalho uma problemática emerge como um dos fatores que levam a essa exclusão, a relação do público e privado. A mulher, quando passa a ocupar um espaço no que diz respeito ao público, aqui neste na música, é encarada como uma intrusa, isto porque “naturalmente” o seu espaço é o doméstico, desta forma, ao fazer parte de qualquer espaço que foge ao seu natural, ela será encarada com desconfiança e passará a sofrer com assédio, comentários desestimulantes, questionamentos que visam testar e provocar insegurança. As análises foram realizadas em um primeiro momento por uma perspectiva mais geral, através de leituras e discussões a respeito da vida pública de artistas mulheres que já estão inseridas no rock ‘n’ roll. A seguir foi elaborada uma investigação sobre o papel do gênero na produção de artistas homens e mulheres. A pesquisa segue então com as entrevistas realizadas com quatro mulheres da cidade de Santa Maria – RS, que de alguma forma estão envolvidas com a música e me contam as suas experiências e trajetória neste meio. A parte final reserva uma conclusão sobre as experiências relatadas, juntamente com o que foi discutido nos capítulos anteriores. A conclusão revela que mesmo existindo um sistema que visa excluir a mulher da vida pública, estas mesmas mulheres buscam maneiras de resistir, a partir da criação de novos espaços, que tem como objetivo principal ser um ambiente livre de julgamentos masculinos que possam ser um impeditivo para elas. Além disto, o trabalho aponta a importância da representatividade para as mulheres.por
dc.contributor.advisor1Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094970087162112por
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Monalisa Dias de
dc.contributor.referee1Camargo, Michelle Alcântara de
dc.contributor.referee2Balieiro, Fernando de Figueiredo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9765796409314536por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International