dc.creator | Lobato, Beatriz Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T16:40:04Z | |
dc.date.available | 2021-06-30T16:40:04Z | |
dc.date.issued | 2020-08-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21269 | |
dc.description.abstract | This work aims to analyze how individuals make the decision on urban mobility
taking into account cost, comfort and convenience. The systematic literature review
(SLR) methodology was applied, in which 113 articles were selected that had
adherence to urban mobility and costs. Subsequently, the main authors were defined,
in which the study by the author Fishman, 2017, stood out. In the authors with greater
connection, with several studies, the author Cattaneo stood out, the SLR also showed
that the theme addressed is relatively new, with 77% of these studies are concentrated
between the years 2015 to 2019. The publications are distributed all over the world,
highlighting the European continent which concentrates 44.44% of the studies on
mobility, after systematization, the most used methodologies by the researchers were
identified, which were, mostly, statistical analysis methods and critical literature review.
From these definitions, it was identified the need to apply a tool that could give choice’s
parameters for the users of transport modals to be able to compare in a quantitative
way and choose which type of transport is more viable according to their needs. In this
context, the AHP method (Analytic Hierarchy Process) was selected, as it provides the
comparison of criteria and sub-criteria for decision making. After the definition of an
acceptable sample, the method was applied and the answers analyzed individually and
the definition of which transport modal would be most recommended to each person,
according assigned amount, taking in consideration cost, comfort and convenience
was found as result. The users between 18 and 50 years old preferred the criteria cost,
but whem they evaluate the subcriterias the modal own vehicle was suggested as
result. In the other hand, the users between 61 and 70 years old it was suggested the
modal app service and the preferred criteria was the comfort, showing the method
effectiveness to theme adressed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mobilidade urbana | por |
dc.subject | Transporte público | por |
dc.subject | Transporte privado | por |
dc.subject | Modais de transporte | por |
dc.subject | Revisão sistemática da literatura | por |
dc.subject | Urban mobility | eng |
dc.subject | Public transport | eng |
dc.subject | Private transport | eng |
dc.subject | Transport modes | eng |
dc.subject | Systematic literature review | eng |
dc.title | Análise dos parâmetros para a tomada de decisão na mobilidade urbana segundo o problema custo – conforto – conveniência | por |
dc.title.alternative | Analysis of parameters for decision making on urban mobility according to cost – comfort – convenience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar como os indivíduos fazem a tomada
de decisão na mobilidade urbana levando em consideração custo, conforto e
conveniência. Aplicou-se a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL),
em que se selecionou 113 artigos que possuíam aderência à temática mobilidade
urbana e custos. Posteriormente, definiu-se os principais autores em que se destacou
o estudo do autor Fishman, 2017, nos autores com maior ligação com vários estudos
destacou-se autor Cattaneo, a RSL também mostrou que a temática abordada é
relativamente nova, com 77% desses estudos concentrados entre os anos de 2015 a
2019. As publicações estão distribuídas pelo mundo todo, dando destaque para o
continente Europeu que concentra 44,44% dos estudos sobre mobilidade. Após a
sistematização, identificou-se as metodologias mais utilizadas pelos pesquisadores
que foram, em sua maioria, métodos de análises estatísticas e revisão crítica da
literatura. A partir dessas definições, identificou-se a necessidade de aplicação de
uma ferramenta que pudesse dar parâmetros de escolha para que os usuários de
modais de transporte posam comparar, de forma quantitativa, escolher qual tipo de
transporte é mais viável conforme sua necessidade. Nesse contexto, selecionou-se o
método AHP (Analytic Hierarchy Process), pois ele proporciona a comparação de
critérios e subcritérios para tomada de decisão. Após a definição de uma amostra
aceitável, aplicou-se o método em que as respostas foram analisadas
individualmente, e teve-se como resultado a definição de qual modal de transporte
seria mais recomendado para cada um conforme pesos atribuídos, levando em
consideração custo, conforto e conveniência. Para os usuários entre as idades de 18
a 50 anos, tiveram como resultado de preferência o critério custo, porém ao dar notas
aos subcritérios sugeriu-se o modal veículo próprio como resultado. Já ao usuário
com a idade de 61 a 70 anos sugeriu-se o uso do modal serviço de aplicativo e como
preferência os critérios conforto, mostrando a eficácia do método para a temática
abordada. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalla Nora, Macklini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9287411920265033 | por |
dc.contributor.referee1 | Padillo, Alejandro Ruiz | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Gil Eduardo | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6905852138992881 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |